sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

queremos a verdade!

não posso me omitir e não o farei só porque não tenho preferências políticas a quem quer que seja, mas sim porque, como milhões por aí, o que quero é ver o botafogo forte e vencedor.

antes de qualquer coisa, porém, faz-se necessário esclarecer que, de provas concretas e denúncias registradas nos órgãos competentes, ainda não sei dizer sobre a existência. mas as evidências são grandes, especialmente por causa da omissão dos responsáveis.

enfim... de que o último ano e meio do mandato do bebeto de freitas foi lastimável, já sabemos. e que ele acertou e errou muito nos outros quatro anos e meio restantes, também sabemos. mas o que tem sido dito é coisa muito séria.

primeiro, um jornalista (todos sabem quem) de um jornal de massa publicou que bebeto de freitas demitiu dois funcionários do alto escalão do clube às vésperas de sair da presidência, ato que gerou indenizações em torno de R$200.000,00, mesmo com os salários atrasados. o detalhe principal é que os funcionários eram cunhado e sobrinha do ex-presidente.

agora, na coluna do dia 24/01/2009, do amigo cesar oliveira, no site canal botafogo, fiquei embasbacado com o que foi dito, ou melhor, escrito. sobre isso, porém, não quero entrar em detalhes. é melhor que leiam a coluna, principalmente sobre a cia. botafogo, cujo um dos sócios é o ex-advogado do clube vantuil gonçalves, framenguista declarado.

o assunto é controverso porque se trata de uma pessoa que goza de prestígio e credibilidade junto à imprensa e à opinião pública, além de ter um passado identificado com o botafogo. aliás, foi isso que, de cara, me fez simpatizar por ele e colocar nele todas as minhas fichas quando ao assumir o clube praticamente falido.

e, talvez por isso também, que a decepção é grande neste momento. quem, em razão da distância, é impossibilitado de viver o dia-a-dia do clube, como eu, e vive apenas o dia-a-dia do time pelo que se vê na imprensa e nos jogos, não consegue identificar a olhos nus esses embaraços. o que vemos é muita maquiagem, do que está bem por fora, mas mal por dentro.

não estou dizendo que é tudo verdade, pois tudo o que sei foi porque li. além do quê, quem escreveu tem o respaldo de tê-lo feito às claras, principalmente o cesar. mas que a omissão está grande para o tamanho das denúncias, ah isso está.

não pretendo, também, ignorar as boas ações do ex-presidente. longe disso!

mas, o que queremos, como apaixonados pelo botafogo, é que tudo venha à tona e que todas as acusações sejam devidamente esclarecidas, pois o nosso clube não pode ser lesado.

eu soube que uma auditoria está a caminho e que ela seja feita de forma responsável.

porque nós, botafoguenses, queremos o nosso botafogo de volta.

saudações botafoguenses!!!

rapidinhas...

o que foi botafogo x macaé, hein? três pontos e praticamente nada mais que se pudesse aproveitar.

foi uma atuação lastimável da equipe como um todo, perdida taticamente e totalmente individualista.

pra mim, só se salva o renan, embora o juninho tenha dito que a vitória foi boa, o victor simões tenha atribuido nota 9 e o alessandro ache que o botafogo é capaz de ir longe jogando desa forma...

/

queremos ver nosso time bem e campeão, vencendo e convencendo. e se estamos criticando, é porque amamos o botafogo.

mas, se olharmos para a grama dos vizinhos, veremos que as coisas também não andam bem por lá, mesmo que nosso time seja inferior tecnicamente, segundo dizem, e com orçamento mais reduzido.

resumindo: estamos mal, mas nossos rivais também...

/

e o que foi aquilo em volta redonda, hein?

VERGONHA!!!

rui moura tem razão: entreguem logo a taça!!!

/

fabrícia, filha do amigo geninho, disse que no dia 27/01/2009, já no cti, seu pai conseguiu falar e perguntou do botafogo. ele pediu que entrassem no site canal botafogo para ver o recado dele...

emocionante!

o comentário emocionado da fabrícia está no texto de 28/01...

seguimos em orações pelo nosso amigo.

/

saudações positivamente botafoguenses!!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

em busca do entrosamento

a notícia é "quase" boa: hoje, contra o macaé, no engenhão, repetiremos o time da estreia e poderemos entrosar mais a equipe.

renan; émerson, juninho e guerreiro; alessandro, lucas silva, léo silva, maicosuel e eduardo; diego e victor simões.

pois é, de bom mesmo só a questão do entrosamento, porque, se observarem, o guerreiro vai continuar improvisado para que se possa encaixar um tal de léo silva ali no meio, além da manutenção do outro silva, o lucas, e do fraquíssimo émerson.

mas, enfim, vamos torcer por mais uma vitória, que deverá vir. ou melhor, é obrigação que venha.

ney franco falou hoje que será uma catástrofe se o time ficar de fora das semifinais. nem cogito essa hipótese.

/

que decepção! o tricolor ontem apenas empatou. como pode o madureira, vice-campeão carioca de 2006, ficar perdendo pontos para times pequenos?

saudações positivamente botafoguenses!!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

força, geninho!

voltei com o blog faz alguns dias, mas sinto que ele não está completo ainda. falta a valiosa participação daquele que fez o primeiro comentário na antiga versão do meu blog: o amigo geninho moreira, de caratinga/mg.

lendo o blog do rui moura, vi um comentário do colega chamado flávio, dando conta de que o geninho estaria internado.

o mesmo flávio conseguiu o telefone da esposa do geninho e, na mesma hora em que vi, liguei pra ela, com o único intuito de tentar confortá-la.

pelo que a dona elizabete, sua esposa, me passou, nosso amigo não está nada bem. sofreu o segundo avc e está, neste momento, no centro cirúrgico.

fica aqui a minha torcida para nosso querido amigo e tenho certeza de que a de vocês também. vale a oração de todos nós para que ele se recupere o mais rápido possível e volte com seus comentários.


foto: do amigo rodrigo federman, www.cantinhobotafoguense.blogspot.com
força, geninho!

saudações botafoguenses!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

qual é o melhor apelido?

- magosuel

- maicoshow

- maicocruel

- monstrosuel

minha resposta: nenhuma das anteriores.

cá entre nós, não é cedo ainda?

vamos com calma, minha gente!

o wellington paulista está aí pra nos mostrar que ninguém pode ser endeusado pelo que fez no carioca, muito menos em apenas uma partida...

certo?

saudações botafoguenses!!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

justiça seja feita!

o vestiário alvinegro de hoje aborda o gol que não existiu e quase foi marcado pelo árbitro da partida de estreia do botafogo no campeonato carioca.

segundo o site, o árbitro perguntou para o jogador, após o fim do jogo, se ele queria acabar com sua carreira, por comemorar um gol que, claramente, não existiu.

o jogador respondeu: "(...) expliquei que jamais faria isso. quando eu dei a cabeçada estava de olhos fechados. quando abri, a bola estava dentro do gol. foi por isso que sai comemorando. jamais criaria problema para ele. eu sei da minha responsabilidade."

então, tá, alessandro. eu retiro o que disse após o jogo, quando achei que você havia tido uma atitude framenguista ao comemorar o que não era seu.

e, mesmo diante de tamanha lambança que o árbitro fez, comemorei quando ele marcou o tiro de meta. sei que ele tomou como base a televisão, o que não é permitido pela fifa. mas, das vergonhas da arbitragem, que fique com a do resultado mais justo no final.

é óbvio que isso só não teria sido da mesma forma se fosse um outro time de vermelho e preto por aí...

saudações botafoguenses!!!

entreguem a quem é de direito!

amigos,

agora pouco, li um texto e, em uma cena engraçadíssima, me pus de pé para aplaudi-lo. gostaria que vocês lessem, mas não vou nem publicá-lo aqui. apenas deixarei o link para que o verdadeiro autor receba os comentários.

trata-se do artigo "flamengo, campeão carioca 2009! fluminense, vice!", que se encontra no blog "mundo botafogo", do amigo do além-mar rui moura.

prestigiem porque vale a pena!

saudações botafoguenses!!!

domingo, 25 de janeiro de 2009

só pra lembrar

se você tem perfil no orkut e, como eu, se emociona com as histórias maravilhosas que roberto porto conta do nosso botafogo, com a experiência de décadas dedicadas ao nosso amado clube, então participe da comunidade que criei no ano passado em sua homenagem!

este é o link da comunidade!

/

que beleza a arbitragem do campeonato carioca, hein? sensacional!!!

saudações botafoguenses!!!

sábado, 24 de janeiro de 2009

estreia com o pé direito

não, alessandro! a primeira impressão que ficou do novo botafogo não deve ser a sua falta de vergonha na cara em comemorar um gol que não existiu.

ainda que a primeira impressão é a de que falta muita coisa pro time, quero ficar com a luta de todos (ou quase todos, né lucas silva?) e co lucas silva?) e com a vitória.

se já não gosto do alessandro, fiquei com ainda mais repulsa ao seu futebolzinho de nada. ainda bem que, mesmo que de forma equivocada, o árbitro não validou aquele gol, o que, por si só, não me deixou inteiramente feliz unica e exclusivamente pela cara de pau do nosso camisa 2.

mas, enfim, vamos a algumas rapidinhas da estreia:

# gostei do renan, que fez duas defesaças à queima roupa, ainda que os atacantes adversários estivessem em impedimento.

# levamos um gol, mal anulado a meu ver, por uma falha de posicionamento e, novamente, pela bola aérea...

# juninho até que jogou bem, mas espero que nosso técnico reconheça que o setor precisa aprimorar e muito para se chegar a um nível aceitável e tudo desse aprimoramente passa pela saída do émerson.

# não entendi a substituição do ney quando tirou o eduardo, que vinha bem mas cansou, pra colocar o thiaguinho, que não deve ter treinado fundamento na pré-temporada.

# túlio souza aos 40 do segundo tempo. porque não antes?

# o camisa 7 deles jogou muita bola, já o nosso... o que é léo silva? perdão, garrincha!

# e o nosso camisa 8? lento, lerdo e irritante.

# por outro lado, leandro guerreiro fez uma partidaça.

# e melhor ainda fez o maicosuel. que golaço para abrir o campeonato!

# gostei da movimentação do ataque, tanto do diego quanto do victor simões, embora tenha faltado capricho e/ou faro de túlio maravilha;

faz-se necessário dizer que são análises preliminares. devemos considerar o estado do campo, o fato de ser a estréia e ser a primeira vez que esse time reformulado joga junto etc e tal.

o "melhor meio campo do brasil", segundo nosso técnico, tem que correr muito ainda para se entrosar, mas, alheio a tudo, como foi bom ver nosso time entrar em campo outra vez e entrar pra lutar e correr, ainda que um cidadão tenha me deixado enojado por comemorar de forma pilantra um gol nitidamente inexistente, principalmente pra ele que estava de frente pro lance.

alessandro, eu não quero o que não é meu. respeito opiniões adversas que porventura existirem mas essa é a minha.

felizmente, ele, o camisa 2, não manchou nossa vitória.

e vamos em frente, botafogo, porque essa torcida apaixonada te ama calorosamente!

saudações positivamente botafoguenses!!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

chega de espera!

finalmente, é o momento de o coração bater mais forte com o fogão em campo.

não i.

não importa se é contra o boavista e se não é um jogo de forte apelo: é o botafogo.

e é o botafogo depois de um mês e meio de muita saudade. é hora de apoiar e acreditar.

e tudo isso já parece estar me deixando louco. enquanto preparo o bolso pra comprar a camisa comemorativa do nílton santos que vem por aí, eu aprontei mais uma loucura hoje.

havia tempo que eu não ia à fogão shop e propo$itadamente, já que me conheço bem... por acaso, passando na frente dela, não resisti e resolvi entrar.

envolto a diversas despesas do casamento, foi mesmo uma tremenda maluquice...

saí de lá com a blusa comemorativa do mendonça. que coisa linda! considero a mais bonita das comemorativas já lançadas.

tomara que, neste ano, o botafogo dê valor nessas loucuras que fazemos.

amigos, 2009, finalmente, está começando...

saudações positivamente botafoguenses!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

dúvidas, dúvidas e mais dúvidas

ney franco não escalou juninho do lado esquerdo e sim na zona central do setor... uf central do setor... ufa!

mas o técnico fez algo pior na minha visão: colocou leandro guerreiro pra jogar ali, esquecendo-se por completo que o framengo na decisão do carioca de 2008 se esbaldou com essa improvisação inventada pelo cuca...

sinceramente, não estou entendendo mais nada. no vestiário alvinegro de hoje, o treinador voltou a falar que o guerreiro já havia sido posicionado dessa forma (?) quando ele, ney franco, treinava o framengo e que, na ocasião, até marcou o renato augusto. que eu saiba, nessa posição pelo lado esquerdo, o leandro jogou em 2008, não em 2007, quando ele treinou aquele time lá.

aliás, ontem eu falei aqui da lembrança que tive daquele gol do renato augusto da entrada da área, local onde ney disse que o guerreiro teria marcado bem o renato em 2007. marcou mesmo, ney franco. marcou tão bem que nós somos os legítimos campeões cariocas daquele ano. vencemos por 2 x 1.

sinceramente, amigos, eu estou tentando pensar positivo, acreditar no time e no técnico mas não consigo explicações para certas coisas. será que ainda é cedo e estou me precipitando?

pombas!!! porque cargas d'água não se coloca o leandro guerreiro pra jogar onde ele sabe???? será que é pela necessidade de se escalar esse léo silva ali???? e porque mais cargas d'água não se coloca o juninho pra jogar onde ele sabe melhor, ou menos pior????

olha, tem mais um monte de pergunta sem respostas, mas não vou fazer não.

vou continuar com minha teimosia de achar que estamos no caminho certo.

saudações botafoguenses!!!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

estamos prontos?

ney franco joga "franco" demais pro meu gosto e não gosto disso. antes dos jogos, ele não segura a língua e fala pra imprensa de todos os detalhes que pretende lançar a campo contra o próximo adversário.

acho importante esconder alguma coisa, deixar dúvidas sobre a escalação. do contrário, a equipe adversária poderá se armar melhor para o confronto. foi assim em diversos jogos do final do ano passado e penso que o treinador deveria mudar esse jeito de conduzir os treinamentos e os jogos.

ele já escancarou pra imprensa que pretende lançar o 3-5-2 e, sobre isso, estou um pouco preocupado pois não sou favorável a esse esquema. e me preocupo também com a posição do juninho, que o técnico quer que jogue do lado esquerdo da zaga, quando, na minha opinião, deveria jogar onde ele quer colocar o leandro guerreiro, no meio da zaga.

outra coisa curiosa que me chamou a atenção foi a afirmação dele de que o leandro joga bem ali na sobra, se referindo ao papel do cabeça-de-área no carioca de 2007, quando ele, ney franco, dirigindo o adversário, considera que o guerreiro marcou bem o renato augusto. quando li isso, fiquei puto da vida com aquele espaço todo que o renato teve pra marcar aquele segundo gol aos 30 e tantos do segundo tempo.

mas, enfim, voltemos à escalação. ele, o técnico, insiste no émerson, seu afilhado de ipatinga, e no lucas silva, que desapontou em todas as atuações que vi jogar.

segundo o vestiário alvinegro, ney franco vai escalar o léo silva no meio para o jogo-treino de hoje, contra o olaria, deixando o túlio souza no banco. será que o túlio ainda não recuperou o futebol de 2007 ou a razão seria a mesma da escalação do émerson? ...

mais uma questão, e essa me agrada mais, é que ney, no último coletivo, escalou o garoto gabriel na zaga. mesmo que depois tenha voltado com o eduardo, acho bom para que o baiano saiba que não está sozinho na disputa pela posição.

vejamos como será o jogo-treino de hoje!

/

"- meu filho, você não pode comer só quibe." indaga, preocupado, o pai de luiz júnior, um lindo garoto de 9 anos que está autista. e completa: " você tem que jantar".

sem perder tempo, ele responde: "-papai, eu já jantei na hora do almoço".

as evoluções e descobertas de um garoto que está autista serão narradas diariamente no blog sobre luiz júnior, irmão da amiga mineira karla coelho, que está nos favoritos deste blog.

karlinha é assídua aqui desde muito tempo, antes mesmo de o snoopy em p&b dar uma pausa, fato esse que, na ocasião, a deixou muito triste a ponto de ter feito a montagem da foto, pedindo para que eu não parasse com o blog. clique na imagem para visualizá-la melhor!


sem dúvida, o novo blog dela e de sua irmã gêmea luiza merecia um espaço de divulgação como este, ainda que muito modesto.

saudações botafoguenses!!!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

pra sempre mané garrincha!!!

todo ano, são promessas. mas o que vemos na prática é que o tempo vai passando e a c.b.f. (como beneficiar o framengo) parece querer se esquecer do rei do futebol-arte.

e o botafogo? também promete, mas, no final das contas, se omite. será que tem o mesmo anseio da confederação do ricardo teixeira?

nós, amantes do futebol, não deixaremos que isso aconteça.

uma prova disso foi o lindo trabalho que o arquiba paulo marcelo publicou em seu blog um ano atrás, quando atingíamos a triste marca de 25 anos sem mané garrincha.

hoje, dia 20/01/2009, completamos 26 anos e veremos quais serão as promessas desta vez.

da torcida, que idolatra o eterno ídolo, fica a saudade, seja de quem o viu em ação, seja de quem não o viu.

garrincha vive pra sempre em nossos corações.

veja dois lindos trabalhos publicados há aproximadamente um ano no arquiba pelos links abaixo. perceba também que, pelo que a imprensa divulgou ainda nesta semana, o que o paulo revela no texto ainda continua tristemente da mesma forma.

texto do arquiba de exatamente um ano atrás, dia 20/01/2008.

texto do arquiba de 18/01/2008.

sem dúvida, um descaso enorme com a memória. uma dívida tremenda com o maior ídolo da história do clube.

saudações botafoguenses!!!
acréscimo: paulo marcelo mudou de blog de um ano pra cá. o link do atual está no início do texto e nos favoritos deste blog.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

mãos à obra, marcelo guimarães!

o departamento de marketing do botafogo tem nova direção, certo? então vamos trabalhar!

a primeira coisa a ser feita (E URGENTE!!!) é tirar aquela foto de um certo endiabrado jogador, que só foi, de fato, um endiabrado jogador um ano pelo botafogo mas que, sei lá por qual razão, é endeusado.

nunca fui fã declarado dele, agora então que ele vestiu e beijou a camisa do lixo, aí é que nem preciso falar mais nada...

mãos à obra, marcelo guimarães!

saudações botafoguenses!!!

domingo, 18 de janeiro de 2009

que a tradição fale mais alto!

o que dá mais orgulho aos botafoguenses? as dezenas de ídolos? as glórias advindas de histórias peculiares e de títulos inesquecíveis? razões que fazem do clube um dos mais tradicionais do mundo...

então, já que estamos falando de tradição, o que tenho a dizer é muito simples: a gloriosa camisa alvinegra tem que ter listas em preto e branco nas mangas e tem que ter gola polo, das tradicionais. e os meiões têm que ser cinzas, com as quais garrincha deixou o mundo de queixo caído.

o cinza é a cara do botafogo e é por isso que este blog tem esta cor predominante.

simples assim!

e mais um ponto positivo para a atual diretoria.

saudações botafoguenses!!!

sábado, 17 de janeiro de 2009

uma grata surpresa!

preparar um casamento não é fácil. correria pra lá, correria pra cá.

uma das diversas tarefas que tive de fazer para a preparação do meu foi a de reunir fotos de todas as etapas de nossas vidas.

mas essa tarefa foi das mais gratificantes. como é bom olhar fotos antigas, relembrar da infância e de todas as pessoas que foram e são importantes pra nós. mas foi, também, uma trabalheira danada pra digitalizar todas elas.

eis que me aparece uma grata surpresa: uma foto datada de julho de 1982, em frente à casa que eu morava no novo gama, quando havia acabado de completar dois anos de idade, vestido com a blusa do botafogo.

naquele tempo (ainda recente... hehe), não era a facilidade de hoje com as máquinas digitais e a foto até ficou um pouco estremecida, tanto que a blusa do fogão não está de fácil visualização.

mas eu bati o olho e vi.



quem está comigo é um primo do meu pai, júnior, do qual não me lembro, pois mora nos estados unidos há vários anos. mas, depois disso, quero conhecê-lo assim que possível e perguntar se ele se lembra desse momento.

saudações botafoguenses!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

queremos nosso botafogo de volta!

talvez por conta do desapontamento com o triste final da administração bebeto de freitas e combebeto de freitas e com os rumos que o time tomou em campo, eu estava completamente desiludido com o clube nos últimos meses de 2008.

o imbróglio das eleições também foi um motivo de queixa, a ponto de fazer com que eu não acreditasse nas promessas do maurício assumpção, que chegou a ser o canditado de consenso até as vésperas da eleição.

com ironia, comentei em diversos blogs a frase do maurício assumpção de que 2009 era o ano da virada, o que me pareceu ser algo puramente eleitoreiro, mesmo sem ter, aparentemente, oposição.

entretanto, em apenas meio mês de atuação, o presidente está mostrando que 2009 pode mesmo ser o ano da virada.

o time que ele montou, é fato, ainda é uma incógnita. segundo ele, andré silva, anderson barros, cláudio good e demais membros da diretoria e comissão técnica, todas as contratações vêm sendo feitas de forma criteriosa e seguindo rigorosamente o planejamento financeiro para a temporada, algo que, certamente, faltou ao bebeto de freitas no ano passado.

só não sei se o ney franco é o técnico ideal para participar dessa mudança crucial para o clube mas, se a nova gestão está seguindo o rumo certo nesse aspecto, só o tempo dirá. em alguns meses, poderemos ter a resposta pra isso.

confesso, entretanto, que estou começando a me contagiar com uma expectativa positiva, e me refiro às questões estruturais, já que, como falei, o time que vai a campo é uma incógnita pra mim.

a nova administração, em 15 dias, pagou a maior parte dos atrasados deixados pela gestão anterior; trabalha em um fundo que já conseguiu arrecadar aproximadamente R$5.000.000,00 * (não tenho maiores detalhes sobre essa informação, já que li por aí na imprensa); diminuiu pela metade o preço dos camarotes, que se encontraram vazios em 2008 por conta dos preços absurdos; até cancelou a festa da posse, com a alegação de que o momento é de trabalho, não de festas; está decidida a apoiar os esportes amadores, mostrando ao mundo que o botafogo não é só futebol, como conta sua gloriosa história centenária; e, importantíssimo, está acompanhando de perto o descaso que acompanha as categorias de base do clube, com planos para mudar esse quadro.

será o advento do profissionalismo em general severiano? vamos acompanhar de perto e cobrar.

este é o nosso papel.

porque, como diz o amigo rui moura, nós queremos nosso verdadeiro botafogo de volta.

saudações positivamente botafoguenses!!!
/
acréscimo: estou assustado com o que a imprensa está noticiando acerca da negociação entre manchester city e o kaká. são números alarmantes. segundo a folha, R$854.000.000,00 de reais por um jogador de futebol!!!
* atualização: aqui, você pode ver uma reportagem do lancenet!, que diz que o fundo, segundo cláudio good, já acumula, aproximadamente, R$6.000.000,00.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

fique tranquilo, victor hugo!

o meu botafoguismo é contagiante, segundo meus familiares. mesmo na minha infância, sem que eu impusesse isso a qualquer cristão que fosse, vários amigos meus, especialmente os irmãos mais novos dos grandes amigos, me seguiram e são hoje grandes botafoguenses (com o perdão do pleonasmo!).

lá em casa, não é diferente. minha mãe, por exemplo, é torcedora do time da terceira divisão (ela nem sonha que eu trate o time dela assim), mas é muito comum vê-la torcendo pro botafogo, com a alegação de que o que importa é me ver feliz. coisa de mãe, é claro, sem saber, entretanto, que a felicidade já me acompanha pelo simples fato de ser botafoguense.

mas não preciso dizer que não consigo torcer pro time dela. aliás, nem meu respeito ele merece, por tantas manobras que são acostumados a fazer fora de campo, como, por exemplo, pular de forma incrível da terceira pra primeira divisão em um ano apenas. mas, obviamente, respeito a sincera torcida da minha mãe por seu time.

primos, que tenho aos montes, são, em sua esmagadora maioria, botafoguenses por minha causa.

minha esposa, que odeia futebol e diz não torcer pra ninguém, é comumente vista vestida de botafogo, por livre e espontânea vontade. é verdade que eu dei a ela uma blusa preta, mas a branca foi ela mesma que comprou. sei sei...

depois da roubalheira no campeonato carioca de 2007, quando ainda sonhávamos com a possibilidade de casamento, ela, ao me ver transtornado com o moutinho e o beltrami, me disse algo contundente: "se nos casarmos, não gostaria que influenciasse nossos filhos a torcerem pro botafogo".

à princípio, fiquei irritado com aquilo, mas não contestei. dificilmente, ajo por impulso.

dias depois, quando fomos eliminados pela bandeirete da playboy, na copa do brasil, cheguei a pensar que ela tinha razão, mas não quis mais falar disso.

aproximadamente um ano depois, ganhei um sobrinho, que minha irmã nos deu a honra de batizá-lo.

hoje, com apenas seis meses, ele distingue a voz do tio dentre todas da casa. pula de alegria quando me vê. não tenho dúvidas de que nem precisaria influenciá-lo pois já é um dos escolhidos. mas...


o pai e a mãe são sãopaulinos, assim como a mãe da minha outra sobrinha. esta, fanática, tratou de comprar uma blusa do são paulo pra ele. e minha mãe comprou uma do fluminense.

daí, resolvi sair do ponto zero e vi que a frase que minha então namorada me falou um ano e meio atrás não faz qualquer sentido nem pro meu sobrinho, quanto mais para os meus filhos.

meu pai e eu já providenciamos o traje para o pequeno victor hugo.


saudações botafoguenses!!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

2009: decididamente, um novo ano para o botafogo

renan, lopes, luis guilherme e castillo;
juninho, émerson, teco, wellington;
alessandro, thiaguinho, eduardo, wellington junior e gabriel;
leandro guerreiro, túlio souza, fahel, leo silva, batista, maicossuel, jougle e lucas silva;
reinaldo, victor simões, diego, jean carioca e zárate;

é com esse grupo que o botafogo vai iniciar a temporada de 2009, que começa, para o time, no dia 25 de janeiro, contra o boavista. obviamente, à primeira vista, está longe de ser um time que impressione e, pelo que tenho lido por aí, eu me coloco até abaixo da satisfação da maioria.

primeiro, não sei se só eu percebi isso, mas como podemos começar o campeonato com quatro zagueiros apenas? tá, o eduardo pode jogar ali no setor, mas, como sabemos, o teco vem de contusão. de repente, alguma lesão ou suspensão tira mais um ou dois e, certamente, passaremos sufoco ali.

no gol, confio no renan, mas já não posso dizer o mesmo sobre o lopes. o lesionado castillo, na minha opinião, até merece meu respeito, pois parece ser um grande profissional, mas brigaria por uma vaga com o luís guilherme nos juvenis, caso conseguisse alterar sua idade na certidão de nascimento. (já sei rodrigo...)

na lateral direita, continuamos na mesma de 2008, com os instáveis alessandro e thiaguinho. e na esquerda, temos duas improvisações e um da base que está subindo. sem contar que não sabemos o que esperar do eduardo: se uma bola na trave após uma bela jogada ou a convicção de que é craque e entregar o ouro, como fez na final do carioca de 2008.

agora, o meio-de-campo é o que menos me preocupa, já que o nosso treinador disse que temos o melhor do país. vejamos: só de cabeça-de-área, temos cinco, além do lucas silva de apoiador e o maicossuel como camisa 10. se ao menos o ney franco parasse de inventar e colocasse o wellington jr. pra jogar ali na meiuca, eu tentaria acreditar mais no nosso meio-de-campo.

dentre essas opções, pra mim, a melhor formação me parece ser com leandro guerreiro (mas só se for aquele de 2007), o túlio souza (também se for aquele de 2007, que veio do coritiba), o wellington jr e o maicossuel (o de 2006). mas ainda acho que precisamos de um camisa 10 de respeito.

e o ataque, por incrível que pareça, é o setor que mais me agrada, embora eu reconheça que dá pra ser melhorado. o victor simões jogou muito na copa do brasil de 2007 e me lembro bem disso. até cogitou-se a contratação dele na época. penso que, se o meio fizer a bola chegar lá na frente, como promete o ney franco, ele fará uma boa dupla com o reinaldo, melhor até do que jorge henrique e wellington paulista.

sobre diego e jean carioca, não posso falar nada, já que não os conheço. e o zárate, só poderei me colocar na condição de falar algo a seu respeito quando ele se portar como um atleta de fato.

quero, portanto, deixar bem claro que o que pode parecer um pessimismo meu não vem em razão da grande debandada que houve em relação ao ano passado, pois até penso que ela foi necessária. definitivamente, não dava mais para ficar com derrotados no nosso clube.

fiquei desapontado mesmo apenas com a saída do túlio. de resto, só vi motivos pra comemorar, principalmente com as saídas do yellow flávio, além dos irritantes triguinho e wellington paulista.

o clube vive novos tempos e, mesmo achando que a reposição não foi feita à altura do clube, penso que a nova diretoria está fazendo o possível para administrar a situação desfavorável deixada pela gestão anterior no que tange aos salários atrasados.

espero que o campeonato carioca sirva tão somente para avaliação daquilo que precisamos melhorar para os campeonatos nacionais. não dá pra levar a equipe à total exaustão física e pscológica, como foi no carioca de 2008, comprometendo, assim, a participação do time na copa do brasil.

estou louco para ver a temporada começar. porque, por tudo isso e muito mais, como diz o arquiba paulo marcelo, a cada novo dia, amamos mais o botafogo.

saudações botafoguenses!!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

dificuldades em postar e acerto do jonílson com o botafogo

amigos, estou tendo dificuldades em postar. primeiro porque, no meu trabalho, o acesso ao blogger (editor do blogspot) está restrito. segundo porque ainda não disponibilizei internet em minha nova casa.

peço, quanto a isso, um pouquinho de paciência de todos.

em tempo, registro aqui minha felicidade com o acerto do jonílson com o botafogo.
é isso mesmo, amigos! vejam clicando aqui.

finalmente, ele conseguiu fechar contrato com um time à sua altura.

saudações botafoguenses!!!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

seja bem-vindo ao snoopy em p&b!

estou na área outra vez e se derrubar, é pênalti. a diferença é que, graças a deus, esse pênalti não mais seAnalti não mais será cobrado pelo lúcio yellow flávio, já que ele foi amarelar em outros campos.

depois que fechei o blog, em junho do ano passado, muita coisa aconteceu... para mim, foi um ano (quase) espetacular. já para o botafogo, foi mais um na fila e cheio de problemas, razão pela qual acrescentei o quase antes do espetacular. mas não vou aqui me alongar nesse triste 2008 alvinegro, já que tratei disso no post anterior.

fato é que, pela correria que foi, teria sido impossível me dedicar ao blog no segundo semestre de 2008 e, por isso, acredito que tomei a decisão correta. só errei em ter excluído todos os textos e fotos que o blog tinha em mais de um ano de existência até então. mas chega de lamentos!

2008 trouxe pra minha vida, dentre tantas outras coisas boas, dois acontecimentos marcantes: o nascimento de meu sobrinho (depois da fabiana, é a segunda vez que sou titio) e afilhado victor hugo, filho da minha irmã fabíola, em 11 de julho, e o meu casamento, em 13 de dezembro.

transbordei de alegria e emoção nesses dois momentos. meu sobrinho é encantador e me enche de felicidades. a identificação dele com o tio coruja impressiona a todos na minha família.

meu sobrinho victor hugo

e o meu casamento foi um momento mágico pra mim. foi, sem sombra de dúvidas, mais uma obra de deus em minha vida.


chegada ao salão. perceberam algo em especial na foto além dos noivos?

por essas duas razões, em especial, e pela minha saúde, de minha esposa e de nossos familiares e amigos, estou feliz e pronto para 2009.

para este ano, se tenho direito a fazer um pedido para a humanidade, pediria paz. o mundo, que virou 2008 para 2009 vendo guerras e mais guerras, precisa de mais paz.

e para o botafogo, os pedidos são três: (1) profissionalismo e transparência na nova gestão que se inicia; (2) títulos; (3) e saúde para o nosso maior ídolo vivo: nílton santos.

aqui, está reaberto o blog snoopy em p&b, que deseja prosperidade, paz e saúde para todos os visitantes em 2009 e aguarda, ansiosamente, os comentários de todos.

em tempo, pela correria que ainda me acompanha, não posso prometer postagens diárias. além disso, não pretendo fazer uma resenha a cada jogo, já que essa tarefa demanda muito tempo. aliás, para isso, continuo indicando o cantinho botafoguense, do amigão rodrigo, o mundo botafogo, do além-mar rui moura, o fogo eterno, do marcelo e tantos outros...

mas prometo responder todos os comentários, como é e sempre foi a linha do blog. é por essa razão, aliás, que faço questão de disponibilizar uma página inteira para os comentários, uma vez que os considero o maior símbolo da integração que o blog propõe.

com respeito sempre, você pode concordar, discordar, sugerir, desabafar... enfim, fique à vontade para participar!

saudações positivamente botafoguenses!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2008: ascensão e queda de vários anjos…

o texto que segue foi publicado no blog do amigo português rui moura, em 31/12/2008, a quem atendi a um belo convite para fazer uma análise do que foi o ano de 2008 e falar das expectativas de 2009.

faz-se necessário esclarecer que a análise feita sobre o ex-presidente bebeto de freitas se refere ao ano de 2008.

em tempo, o título do texto foi atribuído pelo próprio rui (ainda bem!), referindo-se aos diversos anjos que caíram que subiram, a saber: cuca, bebeto de freitas, renha, ney, até mesmo montenegro que quis ser presidente mas, sabe-se lá por qual razão, desistiu...

clicando aqui, você lê o texto em seu originário local de publicação.
_________________________

vocês, amigos leitores deste maravilhoso espaço botafoguense, não sabem o tamanho do desafio a que fui convidado pelo amigo rui moura, que me pediu para fazer uma análise deste 2008 que está indo embora. escrever o que quer que seja neste espaço admirável é uma responsabilidade enorme para mim e espero corresponder à expectativa criada. e, confesso, minha tarefa ficou ainda mais complicada depois do excelente artigo feito pelo amigo danilo, com o qual, aliás, concordo em pleno teor.

tive um ano atípico, desvairadamente corrido, e que, em muitos momentos, me afastou do dia-a-dia do botafogo na imprensa, me obrigando a assistir, especialmente no segundo semestre, apenas aos jogos do time.

mesmo diante disso, entretanto, não tive dificuldades de avistar aquilo que considero ter sido o maior pecado do botafogo na temporada: (falta de) planejamento. nenhuma novidade, certo?

mas quando falo em planejamento, não me refiro especificamente à questão financeira, mas também à falta de metas (ou metas sem sentido) nos campeonatos e ao equívoco grande de todos em general severiano terem a certeza de que se pode ganhar todos os campeonatos, ficando, no final, com nada.

enfim, 2008 foi mais um ano na fila e que contou, lamentavelmente, com vários dos mesmos erros de sempre, além, é claro, de erros que só acontecem ao botafogo, como tentarei abordar a seguir.

o carioca vale mesmo tudo isso?

pelo segundo ano consecutivo, o botafogo dá ao campeonato carioca um valor que, definitivamente, ele não tem mais. e se considerarmos que, paralelamente a ele, acontece uma disputa por um título nacional e uma conseqüente vaga na libertadores, a questão que levanto aqui fica, na minha opinião, ainda mais sem explicação.

alguns podem dizer que, pelo carioca, é possível ter um parâmetro de como a equipe poderá se portar no campeonato brasileiro, quais as posições mais carentes e tudo mais. até concordo, mas o desgaste físico e emocional que o botafogo vem tendo nessa competição tem comprometido sua participação em campeonatos mais importantes e aí é que está, a meu ver, o maior erro.

como bem abordou o amigo danilo, o choro dos jogadores no vestiário do maracanã foi justo, afinal a entrega da equipe em campo foi total. deu gosto de ver os jogadores jogando com raça e deu raiva de ver a atuação descarada da arbitragem.

se eles, jogadores, jogaram com braveza, não condeno a tristeza com a derrota da forma que foi. o ponto lamentável foi a atitude daqueles que deviam ter pulso firme na questão: comissão técnica e diretoria, especialmente esta última.

ao contrário do esperado, porém, o que se viu foi um gesto tresloucado do ex-futuro presidente, que renunciou e poucos dias depois voltou atrás.

disso tudo, ficou ao botafogo o título de chorão, marcando, como bem frisou o danilo, o verdadeiro início do ano para o clube.e olha que o que estava em disputa ali era apenas a vaga na decisão do campeonato carioca, que parecia ser tratada por quem comandava o botafogo como a prioridade máxima do ano.

bom futebol, mau futebol

a equipe de cuca pareceu entrar no segundo turno do campeonato carioca, a taça rio, determinada a dar a volta por cima e encontrou ali seu auge no primeiro semestre, especialmente na semi-final, contra o flamengo, quando derrotou a equipe da gávea por indiscutíveis 3x0.

mas, mesmo tendo passado pela etapa seguinte, o fluminense, e conquistado a vaga na decisão do campeonato, o bom futebol parecia ter sido esquecido naqueles 3x0. basta ver o sofrimento que foi passar pela portuguesa de desportos nas oitavas-de-final da copa do brasil.

o time chegou à finalíssima do estadual com moral e os salários em dia. aliás, com salários pagos antecipadamente. no primeiro jogo, equilíbrio e a sensação de que a derrota por 1x0 foi injusta. mas, ainda assim, as atuações não eram convincentes.

quais seriam as razões?

ao certo, é difícil saber, mas, coincidentemente, partidas decisivas se aproximavam e faltou alguma coisa para a equipe ser bem sucedida.

o treinador, querido por boa parte da torcida, inclusive por mim, falhava constantemente, com escalações equivocadas, privilegiando jogadores fora de forma e/ou sem ritmo, além de irritantes improvisações. sem contar que sua peculiar motivação parecia ter ido embora e dava-se lugar permanente a um ar de derrotismo.

somava-se a isso a ingerência administrativa, em um clube entregue nas mãos dos colaboradores amadores.

o resultado disso tudo foi um vexame sem tamanho no jogo decisivo do estadual, quando o botafogo viu o flamengo crescer na segunda etapa sem demonstrar qualquer poder de combatividade. e sem qualquer culpa da arbitragem dessa vez.

e como desgraça pouca é bobagem, todo o desgaste possível já havia sido adquirido no estadual e o que se viu na seqüência foi uma eliminação frustrante nas semi-finais da copa do brasil, contra uma equipe literalmente de segunda divisão.

o time do 'quase' foi, mais uma vez, quase campeão de tudo, mas ficou sem nada. inclusive sem técnico...

mas o que está ruim pode piorar...

três rodadas do campeonato brasileiro haviam sido completadas quando da eliminação da equipe na copa do brasil e, com o pedido de demissão do técnico cuca, ficou comprovado que o que está ruim pode ser piorado com a contratação do técnico (?) geninho.

logo de cara, ele viu das cabines, intacto, o total destempero da equipe nos gramados dos aflitos.

jogo após jogo, a torcida se desesperava e, pelo menos, a passagem foi tão ruim quanto rápida, embora tivesse parecido para nós uma eternidade.

após uma goleada vexatória na bahia, contra o vitória, o técnico foi demitido e uma nova esperança nasceu na torcida, mesmo ciente de que não teríamos um técnico à altura do clube.

chegou a hora de acreditar

a opção escolhida foi ney franco, que surpreendeu logo em sua estréia, quando a equipe empatou com o santos na vila belmiro, apresentando uma boa performance, só não tendo sido excelente por ter deixado a equipe da casa empatar um jogo quando perdia por 2x0.

a seguir, o que se viu foi uma seqüência inesperada de boas atuações e, depois da injusta derrota para o são paulo, no morumbi, o time de ney franco alcançou uma incrível seqüência de 11 partidas invicto no campeonato brasileiro, alcançando, assim, o grupo dos quatro que iriam à copa libertadores.

os pensamentos da torcida iam longe. com as atuações que vinham sendo apresentadas, o título passava a ser um sonho possível.

na copa sulamericana, o atlético mineiro não foi obstáculo para a equipe, que encontrou, porém, muitas dificuldades contra o fraco américa de cali nas oitavas-de-final.

mas o botafogo tinha pela frente o seu maior adversário: o botafogo.

as vitórias foram embora, assim como os salários...

depois da magnífica vitória contra o coritiba, em pleno couto pereira, os salários não entraram mais na conta dos jogadores e as vitórias foram rareando, rareando...

os problemas surgiram em proporção adversa às vitórias, ao mesmo tempo que ninguém mais via o ex-futuro presidente em ação.

com a disputa pelo título praticamente descartada, a única esperança foi a sulamericana.

de novo, a equipe tinha pela frente uma equipe da argentina. desta vez, o estudiantes de la plata. diferente de 2007, contudo, quando o botafogo foi vergonhosamente eliminado na monumental tragédia, o primeiro confronto era na casa do adversário, mas o time, totalmente destemperado, sucumbiu, mesmo jogando boa parte do jogo com um a mais.

wellington paulista, no fim do primeiro tempo, mostrou sua verdadeira cara ao perder a chance mais incrível do jogo. como se não bastasse, todos viram verón desfilar talento em campo, com total liberdade para dar passes e fazer gol, inclusive. o final do jogo praticamente decretou a eliminação da equipe da competição, principalmente após o clima que se instalara em definitivo em general severiano.

rachas no elenco e destempero dos colaboradores amadores, em especial, para não ser nenhuma novidade, de carlos augusto montenegro.

o ano definitivamente acabou para o botafogo na volta das quartas-de-final, no engenhão, contra o mesmo estudiantes, e de forma melancólica.

se ficou alguma imagem do clube no brasil e no mundo foi a de andré luís tomando o cartão amarelo do juiz.

triste fim. mas… e 2009?

para finalizar o turbulento ano, nada melhor do que um processo eleitoral absurdamente tumultuado e confuso. sobre isso, porém, não quero me aprofundar. prefiro abordar, ainda que rapidamente, minhas expectativas para 2009.se em campo, 2008 foi triste, fora dele, foi mais que isso: decepcionante.

aquele que poderia ser, na minha opinião, um dos três maiores presidentes da história do clube, abandona o barco para assumir o futebol do atlético mineiro.

e pior, deve ter estremecido o túmulo de seu tio, o eterno joão saldanha, ao declarar, de forma absurda, que o botafogo era, a partir dali, passado para ele.

diante disso, é notório que a passagem de ano tem uma grande razão para ser comemorada: a definitiva saída de bebeto de freitas da presidência do botafogo.

deixa o clube com quatro meses de salários atrasados, fgts e um absurdo prêmio que prometeu à equipe caso atingisse o grupo dos quatro primeiros. pior, assume que isso agora passa a ser problema de quem assumir a presidência.

o cenário para 2009 não é nada agradável, e não falo isso por causa da debandada dos jogadores que, se são bons ou não, são, comprovadamente, nada vitoriosos. me refiro ao crítico cenário financeiro, exacerbado claramente pelo nível das contratações que vemos até o momento.

não espero títulos para o próximo ano. por eles, como louco que sou por esse clube, torcerei até o fim, mas não quero criar expectativas.

mas me obrigo a acreditar que, pelo menos, não brigaremos para fugir da parte de baixo das tabelas.

não é pessimismo, mas, diante do que estamos vendo, é realismo.

espero que os resultados em campo sejam diferentes das minhas expectativas e que possamos ver o botafogo brigando pelo que lhe são de direito: títulos.

boa sorte, maurício assumpção!

viva o botafogo!