terça-feira, 22 de junho de 2010

21 de junho de 1989: inesquecível

eu era apenas um garoto que, menos de dez dias antes, havia completado nove anos de idade, menos do que o suficiente para entender, de fato, a dimensão do que aquele dia representava para milhões de botafoguenses.
também pudera, eu não cheguei a passar por tudo o que os "adultos" botafoguenses passaram nos 21 anos anteriores àquele dia.
mesmo assim, me emociono a ponto de ver lágrimas caindo após (re)ler, por exemplo, este fantástico texto do thiago pinheiro, em que descreveu, com maestria, o que é ser botafogo, mesmo com o marasmo vivido entre a taça brasil de 1968 e o campeonato carioca de 1989.
e hoje, 21 anos depois, posso agradecer, também, ao paulo marcelo sampaio e ao rafael casé, que eternizaram aqueles momentos fantásticos em páginas emocionantes do livro "21 depois de 21", que foi lançado ontem, no salão nobre de general severiano.
abaixo, algumas fotos registradas pelo meu amigo gil, além de uma dos campeões presentes no evento tirada pelo globoesporte.com.
foto do globoesporte.com, com os campeões presentes no evento


os autores rafael casé e paulo marcelo sampaio, nosso amigo arquiba
foto que o amigo gil tirou da faixa feita pela torcida "loucos pelo botafogo", com um adjetivo perfeito para o que representa o dia 21 de junho de 1989: inesquecível
saudações orgulhosamente botafoguenses!!!
...conduzido por uma estrela solitária...

6 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Saudades de 89!!!
Abs e SA!!!

Gil disse...

Fabião,

Como mais "experiente", para não dizer muito mais velho (kkk), vivenciei esses 21 anos sem conquistas. Algo terrível e sofrível!
Nesses anos passamos a valorizar cada vitória como se fosse um campeonato. Éramos motivo de chacota e o parabéns pra você, cantado a cada jogo, pelos adversários, nos matava.
O gol do Maurício foi o gol da libertação! No apito final o Maracanã virou uma enorme casa, uma grande família. As pessoas se abraçavam, choravam, riam e somente depois gritamos é campeão. Cantamos e devolvemos o parabéns pra você entalado por alguns anos.
Para aqueles que vivenciaram esses anos o título de 89 é considerado tão ou mais importante que o brasileiro de 95, talvez pelo sofrimento passado.

Quanto ao evento foi simplesmente maravilhoso e excepcional.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Adauto disse...

Gil, estou contigo. Também sofri bastante no período. Cheguei a desacompanhar o futebol por alguns anos de tanta raiva dos times medíocres que os dirigentes montavam. Acho que tudo o que passamos só reforçou nosso amor pelo Fogão.

Adauto disse...

Fábio,

Você seria capaz de escalar o time da primeira foto?

Só identifiquei Vitor, Mazolinha, Gottardo, Maurício, Jéferson, Criciúma e Ricardo Cruz.

Dois deles me parecem Luizinho e Gustavo.

Adauto

Adauto disse...

Ah!!!!!!!

E Valdir Espinosa, claro.

snoopy em p/b disse...

fala, adauto!
cara, confesso que não consigo não.
dentre eles, consegui reconhecer os que você falou.
sim, é o luizinho e o gustavo.
agora, acho que o gottardo não está ali. hehe
boas lembranças a desses craques!

gil,
o gol do maurício foi o fim da ditadura. hehe
que sofrimento, amigo!
olha, eu não sou dos que acham que 89 é mais importante do que 95.
mas não discuto isso com quem pensa assim, principalmente com os que viveram o período de jejum.

rodrigão,
bota saudade nisso, amigo!

abraços e sds. botafoguenses a todos!!!