segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

vasco 0 x 2 botafogo - bicampeão da taça guanabara

a goleada de 6 x 0 sofrida no engenhão para o vasco foi, sem dúvida, a maior responsável pela conquista a taça guanabara.

sim, porque um placar anormal como aquele não poderia passar batido e decisões teriam de ser tomadas, como foram.
a primeira delas foi a demissão do fraquíssimo estevam soares. e a segunda, a contratação do joel.

há quem diga, aliás, que aquela derrota atingiu o objetivo dos jogadores, que teriam colaborado para o largo placar para que estevam sumisse de general severiano...

mas o fato é que ficou marcado. a humilhação foi grande, principalmente para nós, torcedores. em minha garganta, aquilo estava entalado.

urgia a necessidade de desabafar e, ainda que prematuramente, apenas indicando o título de um turno de um campeonato que está longe de ser uma libertadores ou um brasileiro, o desabafo foi ontem.

ainda não posso dizer que o botafogo está em seu devido lugar porque o time ainda carece de mais técnica, de jogadores de nível mais elevado e de peças de reposição de qualidade.

mas é nítido que já está se encorpando.

não foi por acaso que venceu o framengo e o vasco, mesmo não tendo jogado melhor futebol do que os dois adversários.

o fato é que o time, hoje, tem um norte, uma cara e a tendência é desenvolver essa cara, seu estilo de jogo, que é, principalmente, de um setor defensivo com mais poder de marcação .

ontem, se viu isso.

primeiro que todos da zaga jogaram muita bola.

fábio ferreira tem sido nosso melhor zagueiro e wellington, com o futebol de ontem, é muito melhor do que o antônio carlos.

fahel. amigos, o cara jogou muito. dou minha cara a tapa e, acreditem, acho que foi o melhor em campo, tendo anulado o coutinho em diversos momentos e o mercenário dopado em outros.

até o alessandro, que não teve um bom começo, se acertou e jogou muito também. após o jogo, muita emoção pela perda de seu avô.

não achei que cordeiro estivesse bem, como vi alguns comentários por aí, especialmente no primeiro tempo. mas também foi se acertando e se mostrou ser muito importante para esse grupo, como naquele passe primoroso para herrera, que ficou na cara de fernando prass, e em diversos outros lances ofensivos, como no ótimo escanteio em que surgiu o primeiro gol do botafogo.

no meio, um leandro guerreiro estranhamente errando muito passes mas compensando pela garra.

ao seu lado, um misto de jogador de pelada e talentoso, eduardo. quase comprometeu mas também terminou o jogo com saldo positivo.

logo à frente, o amarelo, que até que não começou tão mal mas caiu muito no decorrer da partida, a ponto de irritar muito, o que não é novidade.

depois de uma falta ridícula cobrada no primeiro pau e uma perdida de bola bisonha, joel também deve ter se irritado, tanto que lançou caio na partida em seu lugar, em meados do segundo tempo.

e a dupla de ataque foi guerreira mais uma vez.

herrera, que não fez uma partida brilhante tecnicamente, lutou muito até o fim e abreu deu muito trabalho para a zaga vascaína. até voltou para ajudar na marcação, correndo muito.

não tem muita técnica com a bola nos pés mas fez um bom trabalho de pivô. além disso, chamou pra si a marcação adversária no lance em que fábio ferreira marcou o primeiro gol e ainda sofreu o pênalti do segundo.

o garoto caio entrou e, mais uma vez, deu novo gás para o time.

se não foi o responsável direto pela vitória, ajudou a embaralhar a boa postura defensiva adversária até então.

e, se quer estrela, só foi ele entrar outra vez que o botafogo começou a vencer.

logo em seguida, o lance que decidiu nossa vitória: a expulsão do nilton e o nervosismo do time adversário.

o cara é um bom jogador mas ontem sua prisão preventiva deveria ter sido decretada com aquela entrada criminosa no caio. um absurdo!

no fim, o pênalti da "redenção" do safado do marcelo de lima henrique.

de novo, eu falo aqui no blog: foi pênalti do ferrero no fábio luciano, assim como havia sido pênalti em diversos lances semelhantes a nosso favor naquele maldito jogo, como em um que a rede fra engodo mostrou do mesmo fábio luciano no wellington paulista.

mas não quero discutir isso aqui.

quero olhar pra frente.

assim como o joel santana parece estar fazendo, e deixou claro na coletiva de ontem ao dizer que o elenco está inchado e que carece de reforços de mais qualidade.

já poderemos ter uma subida de produção com danny moraes, jancarlos e sandro silva, que, em minha opinião, se não são, ainda, os reforços que sonhamos, são melhores do que todos os titulares que temos no time em suas respectivas posições.

e se vierem o edno e o macnelly torres então...

quero acreditar que vamos melhorar, apesar da diretoria que temos.

e a consciência de que precisamos melhorar mostra que devemos estar cientes de que apenas metade da caminhada no estadual foi alcançada e, em nível nacional, falta muita coisa ainda.

o que, obviamente, não impede de me sentir feliz com a vitória de ontem.

parabéns, botafoguenses!!!

...conduzido por uma estrela solitária...

9 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

fomos campeões porque jogamos com humildade, sem vaidades e estrelismo...o Joel montou um esquema para anular os adversários que acabou dando certo....precisamos de mais qualidade, principalmente no meio de campo, pois nossa posse de bola está crítica...mas não vou aqui bancar o corneteiro....pelo menos desta vez, a gente pode esperar alguma coisa lá na frente....

grande abraço!!!

disse...

Muito bom o seu comentário e sua observação sobre o jogo e concordo com o Fernando Gonzaga em tudo e friso novamente a prioridade no meio de campo que é o nosso ponto fraco.

Saudações Botafoguenses

Adauto disse...

Obrigado.

..................................

Vimos o mesmo jogo.

Acertando a LD e o meio (sem Alê, Edu e Lúcio) com boas contratações, e mantendo o Joel, acho que dará caldo, não apenas para o carioca.

Você está certo também quanto ao elenco inchado com atletas de qualidade duvidosa, bem ao nível do lixo, Tigres, Luziânia, Caldense, etc. Tem que contratar jogadores que possam brigar pela titularidade e não para compor elenco.

..............................

Para não cair no esquecimento:

FORA OMISSO ASSUNÇÃO

Rodrigo Federman disse...

O mais importante de tudo (bela análise, Fabião) foi o que o Adauto comentou no final agora: Amigos, precisamos ter muita calma...e o mais importante: Não esquecermos e/ou deixarmos a euforia tapar as cagadas dessa diretoria incompetente e mentirosa! Ontem eles (dirigentes) mereceram os parabéns, mas a partir de hj voltam a conviver com a eterna desconfiança. Pelo menos a minha!
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Fábio. Bom você não ter esquecido do "safado do juiz". Bom tambem a gente saber que ainda damos muito chutão pra frente. Gostamos de ganhar de campeão seja da primeira ou segunda divisão. Abraços. Loris

Gustavo disse...

Olá amigos,

Muita calma com relação a esse time do Botafogo.

Olha, nós já vimos esse filme antes. Não vai ser por causa de 1 ou 2 partidas que Fahel e Alessandro vão em convencer que eles servem para o Botafogo.

Não se esqueçam que temos Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro pela frente.

Noss elenco ainda é muito pobre em termos de qualidade, principalmente no que diz respeito ao meio de campo. Eduardo, Fahel e L. Flávio não dá. Da quei a pouco as jogadas aereas do Botafgo vão ser mais marcadas e ai como criaremos as nossas jogadas de ataque? Precisamos de qualidade.

Se realamente a vinda do M Torres e do Edno se confirmarem, ai sim, acredito que ganhamos um pouco mais de qualidade no meio de campo.

É otimo ganhar, porém já vimos esse filme e pé no chão não faz mal a ninguém. Adorei a postura do Joel no final do jogo. É assim que tem que ser.

SAN

Ruy Moura disse...

O Joel merecia todo o apoio desta diretoria para escolher novos jogadores e dispensar uma carrada deles - que incham estupidamente de banha o elenco sem darem carne nenhuma em troca.

Este clube é uma fantástica loucura!!!

Abraços Gloriosos!

Adauto disse...

Caro Rui Moura,

O Joel já está querendo montar sua "panelinha". Junto com Léo Rabelo está indicando mais uma banha: Jean.

Carne que é bom, nada.

snoopy em p/b disse...

rui,
concordo contigo.
que loucura apaixonante é esse clube, não?

gustavo,
seu comentário beira a perfeição.
concordo plenamente com sua opinião.
não podemos, entretanto, deixar de parabenizar quem mereceu neste confronto.

loris,
logo depois do meu comentário, a frapress tocou no assunto.
lógico, querendo inverter a razão daquela final de 2008.
tudo pelo amado clube deles: o lixo da gávea.

valeu, rodrigão!
e concordo plenamente cotnigo também.

adauto,
concordo com tudo, especialmente com o que falou do alessandro, eduardo e yellow. só esqueceu o fahel... hehe

gê,
valeu!
meio campo e, ainda, a zaga.

fernando,
é mais uma opinião com a qual concordo inteiramente.

abraços a todos e sds. botafoguenses!!!