domingo, 23 de maio de 2010

sem rapidinhas - botafogo 3 x 0 goiás

no jogo de ontem, quando o botafogo venceu o goiás por 3 x 0, no engenhão, algo chamou mais a atençao do que a vitória: a troca de empurrões que fez com que herrera e caio, dois potenciais ídolos da torcida, fossem expulsos da partida, quando a vitória já era uma certeza, aos 38 minutos do segundo tempo.
uma atitude digna de pelada e desprovida de bom senso e de respeito à torcida.

primeiro, queria fazer uma pequena recaptulação:

# aos 40 minutos do primeiro tempo, caio recebeu a bola e se livrou de um marcador. de frente para a área, quando se livrava de outro, o que lhe deixaria em boas condições, sofreu falta. na cobrança, yellow flávio acertou um belíssimo chute e abriu o placar.

# um minuto apenas depois, herrera recebeu na entrada da área e, em vez de ter tocado para caio que entrava de frente para o gol, chutou cruzado. com as antenas ligadas, entretanto, o garoto caio (garoto sim!) se antecipou ao curtíssimo rebote do goleiro e, com o chute nas pernas dele, a bola sobrou para somália, que ampliou o placar.

# aos 27 minutos do segundo tempo, alessandro tocou para caio, no meio. virou o corpo e deu ótimo passe para o yellow, que buscou o fundo e tocou no meio da área, quando herrera chutou de primeira e fechou a vitória alvinegra.

pois bem, amigos, se perceberam, fiz questão de destacar os três gols do botafogo na partida de ontem.

e, em todos eles, se viu o nome de caio.

hoje, o que estou vendo em praticamente todos os foruns botafoguenses é um verdadeiro ataque ao caio.

o "papai" joel mesmo fez questão de recriminar o "individualismo" e "egoísmo" do caio, que, segundo o treinador, não é mais um garoto, embora ele mesmo o trate assim.

é muita hipocrisia, falta de coerência e injustiça nos comentários dele e de boa parte da torcida, que o condenou por completo.

aqui, neste humilde espaço, eu lamento mas não encontrarão um lugar para execrá-lo.

ELE FOI INDIVIDUALISTA ONTEM? FOI EGOÍSTA ONTEM?

então, eu devo agradecer por isso porque, nos três gols do botafogo, ele teve participação decisiva.

e no tal lance que gerou a discussão, caio puxou o contra-ataque em velocidade e poderia (aliás, deveria) ter passado para herrera.

não o fez e perdeu o momento certo para isso mas não viu o ladrão e esse acabou sendo seu maior crime.

ele puxou a bola para o outro lado e a zaga tomou. a sequência foi muita discussão, uma troca de empurrões e duas expulsões exageradas, já que ninguém se agrediu.

a minha percepção é que o futebol do caio é o que é. se ele erra muito, o que botam a culpa no individualismo e egoísmo, ele acerta bastante e, a meu ver, faz seu papel a contento, e os três gols podem abrir os olhos de quem pensa o contrário.
é claro que sempre se tem o que evoluir. mas deveriam ter cuidado em não reprimir o potencial do caio.

se preferem execrar o garoto, fiquem à vontade.

mas não terão o meu apoio. aqui, não verão isso.
se devo agradecer ao herrera pela sua raça e entrega em campo, devo, também agradecer ao caio, por ter tido participação efetiva nos gols que levaram o botafogo a acumular mais três importantíssimos pontos.
e que sejam punidos, com uma boa parcela de seus salários. ah, e se perdermos para o cruzeiro, multa também pela não presença de ambos na partida.
eu não faço mais coro à frapress e encerro este assunto aqui.

saudações botafoguenses!!!
...conduzido por uma estrela solitária...

12 comentários:

Levi disse...

Fábio,

Teu comentário, para variar, é bastante lúcido e com argumentos bem sólidos, sem dúvida.
Penso também que a expulsão foi exagerada. Nem amarelo deveria ter sido mostrado, até porque não houve MESMO agressão de parte à parte.
Não vou execrar o Caio, até porque, concordo novamente, o saldo dele é notoriamente favorável. Mas é inegável também que ele tem sido individualista além da conta e ontem, no malfadado lance, ele já poderia ter tocado a bola desde o início, quando o Herrera já corria sem marcação. O hermano, a propósito, tem que aprender a controlar o temperamento. No meu entender, ele tinha razão ao reclamar, mas passou dos limites. Não sou favorável a que não sejam punidos pela diretoria, mas, sinceramente?, não vejo com bons olhos a aplicação de multa num momento em que o Botafogo, a despeito do time carecer de reforços, tem andado bem no início do difícil campeonato.
Em fim, é o que penso.
Abraços e saudações.
Levi.

Rodrigo Federman disse...

PERFEITO, Fabião! E apesar de achar que o ontem o Caio exagerou um pouco além da conta, reforço o que digo diariamente: O Botafogo hj é Jefferson, Abreu, Herrera, Caio e mais sete!
Abs e SA!!!

Adauto disse...

Exatamente, Fábio!

Foram tiradas lições. Quando aprendemos com os erros os resultados futuros são mais positivos do que os sem eles. O árbitro realmente errou (na regra) como você bem lembrou mas, acabou sendo o pai que castiga o filho para que não erre mais.

Marcelo Pereira disse...

Fábio, muito bem escrito e bem analisado!
Lá no Fogo Eterno, também destaquei o fato de o Caio ter participado diretamente dos lances dos três gols - coisa que V.Simões e Reinaldo, ano passado, jamais fizeram em uma única partida.
Ou seja, mesmo quando ele não rende tudo que pode (como ontem), o Caio é muito acima da média que tivemos nos últimos anos. E aí o pessoal ainda vaia ele e o hostiliza? Francamente!! Tá tão exagerado que tá parecendo bullying (risos)!!
Abração,
Marcelo

Anônimo disse...

Boa noite pessoal.

Me desculpem mais dessas vez eu discordo de vocês.

1- Não é de hoje que o Caio está sendo individualista de mais nas partidas.

2- Não é pq ele foi decisivo em outros jogos que ele tem o direito de fazer o que ele está fazendo ultimamente. Uma coisa na minha humilde opinião não justifica a outra. O Caio a muito tempo ta sendo "estrelinha" isso não é de agora. O fato de ele ter participado dos 3 gols só mostra que se ele não fosse tão individualista , poderia ter participado de 5, talvez 6. O Fabio destacou os lances que ele participou, mais eu destaco os lances que ele errou por puro preciosismo. Foram muitos. Eu que estava em casa vendo pela TELEVISÃO fiquei irritado. Imagina quem estava no estádio.

3- Não concordo ao ataque que foi feito a ele. Só acho que as coisas devem ser resolvidas com orientações. Não adianta ficar tentando "acabar" com o garoto. Precisa de umas orientações sim. Outra coisa, não vi nada de mais no que o Joel falou. Honestamente ele só falou que acha que o Caio deve assumir as coisas que ele faz. Só isso.

4- Quanto ao Herrera também acho que ele merece uma punição. pOis ele da mesma forma que o Caio com o seu temperamento explosivo já prejudicou o time. Não pode querer ficar agindo do jeito dele todas as vezes. Tem que saber que ele está num campo e futebol e que aquilo (campo) não é lugar para ele fazer qualquer coisa.

Bom essa é minha opinião.

SAN

Gustavo disse...

Pessoal o comentário anterior foi meu.

SAN

Gil disse...

Fabião,

Dê uma olhada nos torpedos que trocamos durante o jogo. Comentei sobre a irritação do Herrera desde o primeiro tempo.
Para o Herrera não tem bola perdida. Teve uma bola na linha de fundo em que até os jogadores adversários acharam que sairia, ele evitou e fez cruzamento. O cara acredita e briga até o apito final. Fica "p" da vida quando um jogador não passa a bola para alguem bem colocado.
O Caio participou de todos os gols e por preciosismo perdeu algumas outras jogadas em que poderiam ser convertidas.
As expulsões prejudicaram o nosso amado Botafogo e espero que não perturbe o ambiente dos jogadores e, principalmente, não divida o grupo.
A expulsão foi uma ducha fria nos torcedores presentes e o apoio ao Herrera é muito mais pelo espírito e garra que possui. Algo que sempre pedimos e queremos em nossos jogadores. O cara demonstra, posso estar completamente enganada, jogar para o grupo e pensa no coletivo.
Os dois erraram e precisam ser chamados as falas, duramente.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

snoopy em p/b disse...

grande amigo gil,
irritação faz parte do futebol. até em peladas, todos ficamos assim quando acontece o que aconteceu. mas chegar ao ponto que chegou é ridículo, ainda mais para uma equipe que vencia a partida por 3 x 0, aos 38 minutos do segundo tempo.
concordo quando fala dos erros do caio, que poderiam ter resultado em lances melhores.
mas acho arriscado dizer que esses erros foram por preciosismo. não sei se é essa a palavra.
no lance fatídico, ele puxou o contra-ataque e demorou demais para tocar para o herrera. vacilou.
mas o lance continuou e o pecado foi ele não ter visto o adversário que vinha por trás. porque se não tivesse esse adversário, ele viraria o jogo e daria continuidade porque o alessandro apareceu livre na direita também.
a expulsão realmente foi uma ducha de água fria mesmo. conversei com o adauto na hora que aquilo tudo era muito lamentável.
nós que pagamos o pato por causa da vaidade dos dois.

olá, gustavo!
cara, em momento algum eu falei que concordo com as atitudes dos jogadores.
pelo contrário, eles agiram como peladeiros e com total desrespeito à torcida, que gosta dos dois.
é chato você ver dos potenciais ídolos agirem como agiram.
eu temo pelo que dizem ser o caio um jogador individualista. não acho certo que o recriminem por conta dessa "individualidade".
a meu ver, jogadores com as características dele têm um pouco disso.
como teremos um caio driblador se ele, quando erra, é acusado de ser individualista?
quando ele acerta, consideram que sua individualidade foi importante para que ele acertasse?
acho que temos que conter o egoísmo e a vaidade.
a discussão dos dois foi por pura vaidade.
um treinador que não passa a cabeça em ninguém deveria pegar os lances do jogo que ele errou por preciosismo e conversar com ele, alertando para que ele melhore.
não deveria fazer como faz o joel, que é o "papai" mas que, na imprensa, critica por isso ou aquilo.
culpar o jogador por preciosismo é tolher sua característica de jogo e é com isso que me preocupo.

marcelo,
o mais engraçado é que hostilizam o caio mas aplaudiam o reinaldo.
não dá pra entender isso.

adauto,
tomara que isso não prejudique o time e que aprendam com o erro.

rodrigão,
é o que penso, amigo.

levi,
muitas das vezes, não considero o meu texto algo lúcido de se ler... hehehe
volto a dizer: corremos sério risco se tentarmos conter a individualidade do caio, que é sua característica de jogo.
no mais, concordo com todo o seu comentário.

abraços e sds. botafoguenses!!!

Gustavo disse...

Grande Fabio.

Também não concordo com as vaias. Porém eu quero destacar uma coisa. Quando o Caio "começou" no carioca você pode pegar os jogos e analisar. Ele tinha toda a individualidade e sempre era em direção ao gol e geralmente a jogada terminava com uma assistência ou com uma conclusão para o gol. Atualmente pelo que parece ele ta querendo sempre dar um toque a mais, um drible a mais. É isto que eu não concordo. Tem que jogar igual quando começou. Driblando em direção ao gol e fazendo assintências para os companheiros. Agora crucificar e tolir o Caio de suas individualidades eu também não concordo, porém entendo um pouco as vaias da torcida no sentido de que a mesma quer ver o Caio que "arrebentou no Carioca". Basta ter uma orientação. Uma conversa.

Gustavo disse...

Grande Fabio.

Também não concordo com as vaias. Porém eu quero destacar uma coisa. Quando o Caio "começou" no carioca você pode pegar os jogos e analisar. Ele tinha toda a individualidade e sempre era em direção ao gol e geralmente a jogada terminava com uma assistência ou com uma conclusão para o gol. Atualmente pelo que parece ele ta querendo sempre dar um toque a mais, um drible a mais. É isto que eu não concordo. Tem que jogar igual quando começou. Driblando em direção ao gol e fazendo assintências para os companheiros. Agora crucificar e tolir o Caio de suas individualidades eu também não concordo, porém entendo um pouco as vaias da torcida no sentido de que a mesma quer ver o Caio que "arrebentou no Carioca". Basta ter uma orientação. Uma conversa.

snoopy em p/b disse...

gustavo,
no começo do carioca, ele também ousava e perdia a bola quando poderia dar bons passes para o companheiro.
todo jogador habilidoso é fominha. é o mau desse tipo de jogador.
por mais que trabalhem para ele tocar a bola, algumas vezes ele não vai fazer isso.

e se mexerem demais com o psicológico, ele vai pegar a bola toda vez e não vai tentar driblar.

enfim, é uma questão que gera muita discussão.

o fato é que quero muito que o caio seja individualista e egoísta a tal ponto de participar de todos os gols de uma vitória, como foi no sábado.

abraço e sds. botafoguenses!!!

Lewis Kharms disse...

Rui, andava por fora do noticiário e na volta chego em meio a um furacão.

Concordo com grande parte da sua argumentação, mas gostaria de fazer uma ponderação. No caso das punições a Caio e Herrera, considero que são injustas porque o técnico, a comissão técnica e a diretoria ficaram assistindo ao crescimento do problema sem nunca terem se manifestado para evitar que a coisa explodisse.

A expulsão do Herrera na final do Carioca era um indício claro de que se tratava de um jogador que precisaria de muita atenção e cuidado psicológico constantes para que outros episódios semelhantes não acontecessem.

A alteração do comportamento do Caio foi notada desde a primeira partida como titular e aparentemente nada foi feito para evitar que isto se tornasse um problema – de proporções menores dentro da competição, já que a perda não foi a dos três pontos em jogo, mas a punição da federação.

Portanto, só por uma questão de justiça, defendo que a culpa e a punição estão sendo dirigidas somente aos atores que participaram da eclosão do problema, sem que a imputação da responsabilidade nem mesmo resvale nos verdadeiros culpados, aqueles que se omitiram quando os problemas se afloravam.

E essa injustiça, sob o amparo dos que estão hierarquicamente em posição superior, ainda passa pela covardia – habitual – de além de não enquadrar os maiores responsáveis pelo desfecho patético dos empurrões (o que levaria a uma autocondenação), ainda escolhe um bode expiatório, o Caio. Isso fica claro numa declaração de Joel Santana a que assisti há pouco, em vídeo, em que ele declara que não o Caio ‘já é um homem feito’, desmentindo tudo o que dizia anteriormente.

Ora, se o que incomodava a todos era o individualismo exacerbado do jogador nas últimas partidas, por que não se reuniram com ele para resolver o problema? Por que deixaram que a pendência fosse ‘solucionada’ publicamente por Herrera de forma obtusa e patética?

Se é para punir, então que punamos desde a psicóloga até o presidente, passando pelo treinador e todos os envolvidos na gerência do futebol.

Saudações botafoguenses!