quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

as "verdades" da imprensa...

ao mesmo tempo que vemos na mídia um tratamento diferenciado para beneficiar diversos times em detrimento de outros, vemos também algumas "forçadas" de barra impressionante em algumas matérias para o botafogo.

hoje, o "beneficiado" foi o ney franco, em duas matérias que saíram no lancenet!.

não quero desmerecer o trabalho de ninguém, mas o jornal atribuiu ao técnico benfeitorias que, no mínimo, não deveriam passar de uma obrigação, a menos que um clube que conta com uma estrutura de primeira qualidade como o cruzeiro não tenha obrigação de revelar grandes jogadores.

primeiro, ele diz que está promovendo algo que não acontecia no botafogo há vários anos, que é começar o ano com oitos jogadores da base. eu me pergunto: oito? onde estão eles? o único que temos no time titular, renan, é o maior destaque até aqui. além disso, estamos vendo o laio entrando nas partidas. mas onde estão os outros seis? são preteridos por improvisações... ok, vamos aguardar porque ainda é muito cedo.

segundo, o matéria força a barra com algumas "revelações" que o ney promoveu para o mundo do futebol. curioso que o jornal, ao falar dessas revelações, acrescenta o meia renato augusto mas ressalva que, nesse caso, o papel fundamental do técnico foi de escalá-lo na final da copa do brasil. daí, como num passe de mágica, o meia fez sucesso e foi vendido... graças ao ney franco!

outra curiosidade foi de incluir, dentre revelações como o goleiro gomes, o lateral maicon e o zagueiro luisão, o incrível zagueiro.... émerson. isso mesmo, revelar o émerson foi um de seus grandes feitos. incrível, não?

mas tem mais: ele clama por ter sido o "responsável" pela ida do atacante fred pro cruzeiro. essa tarefa, imagino, foi das mais difíceis, afinal o atacante nunca jogou nada no américa mineiro...

vejam aqui a matéria!

em outra reportagem, o tratamento a ele é como "o especialista em montagem de elenco", dizendo que ele sempre fez sucesso quando trabalhou na montagem dos times. verdade, pura verdade!

a reportagem começa no cruzeiro, quando trabalhou nas categorias de base. de que o cruzeiro vem ganhando muita coisa nos últimos anos, sabemos. mas será que não contribui também o fato de o maior clube de minas não ter a estrutura de primeira como tem? atribuir a responsabilidade pelos títulos da categoria de cima ao técnico da base não é muito não?

o segundo passo do técnico foi a incrível travessia do ipatinga desde o cenário local ao cenário nacional. não quero entrar muito nesse ponto, mas não terá o ipatinga contado com uma grande, digamos, boa vontade do poderoso cruzeiro? a relação entre os clubes é estreitíssima. mas, exatamente por não ter domínio desse assunto que não quero me aprofundar, e prefiro reconhecer o título mineiro que ele conquistou pelo ipatinga como "a conquista" de ney franco em sua ainda curta carreira.

porque depois vem o framengo. é incrível como, na visão da mídia, ganhar um título naquele time (?), não importa como esse título venha, faz de um ser humano qualquer uma pessoa inteiramente capacitada. mas eu não caio nessa não. primeiro, aquela copa do brasil de 2006 foi uma vergonha. a atitude do ney franco, técnico do ipatinga, de negociar com o framengo às vésperas de se encontrarem em uma disputa semifinal foi algo deprimente. depois, de maneira incrível, os melhores jogadores daquele ipatinga, que vinha tirando vários grandes da copa, não puderam jogar as semifinais, pois já haviam sido negociados com... o framengo.

a reportagem diz ainda que o técnico foi vitorioso em 2007, com a conquista do carioca. foi mesmo, o beltrami sabe bem disso. o multipoderoso defensor, do uruguai, também...

e, como se não bastasse, a reportagem aborda a grande passagem dele no atlético paranaense, onde conquistou 11 vitórias consecutivas e... não foi campeão.

francamente!

amigos, o que preciso fazer para conseguir uma boquinha de jornalista no lancenet!, hein? tenho que estudar jornalismo?

acréscimo: quero deixar bem claro que a crítica desse post é para a imprensa, não para o técnico, embora, de quebra, eu tenha exposto minha opinião sobre o que penso do passado de conquistas dele. sigo com minha paciência de jó com ney franco e quero acreditar que ele vai nos trazer títulos e fazer um bom trabalho, a começar pela promoção da saída imediata dos irmãos silva e do émerson do time titular, além da volta do guerreiro ao meio de campo.

saudações botafoguenses!!!

13 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Hahahaah!
Fabião...PERFEITO!!!
Eu tb pensei em escrever a respeito, mas confesso: Não teria esse jogo de cintura e paciência para comentar sobre as minhas impressões das matérias e do NF!
SENSACIONAL, amigo!
Mas eu não quero e não posso deixar passar a oportunidade de dizer/repetir: Tenho alergia ao NF!!!
Pelo amor de Deus, FORA, NF!rs!
Putz, desabafo feito...me sinto uns 30kg mais leve!rs!

Abs e SA!!!

Antoni disse...

Eu estava conversando sobre isso hoje. heheh

Abç!

snoopy em p/b disse...

antônio,
acho que é porque o assunto realmente é contrastante... hehe

rodrigão,
valeu, meu amigo!
mas sua simpatia com nosso treinador é mesmo muito comovente... hehe
tenha um pouco de calma, mas não vá ganhar de volta os 30 kg... hehehe

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Nao acredito!..Ja emprestaram o Wellington Jr. pra Cabofriense...Nao se pode afirmar com certeza, mas aposto que que foi idea do jeca tatu, que so fala do Fra e amigo do imperio do mal, e que recebe o Junior sem capacete, desde o come que levou do Mendonca kkk, e no ano passado deixou o Jorginho, auxiliar do Dunga assistir um treino secreto para todo mundo, antes do jogo contra o Sao Paulo, aquele do gol mal anulado do Lucas Silva, paro que paraece que era pro Jorginho analisar o Diquinho quando o lixo pensava em compra-lo. Esse invetor bobao quer manter a mineirada no meio de campo e afastar a concorrencia (se nao for para manter o garoto longe e ser aliciado mais tarde pelo lixo). Vao dizer que e para amadurecer, aposto. SE FOR POR ISSO SAO IDIOTAS...como estragar uma promessa jogando com barangas e no fim adquirir vicios de times pequenos...oh deus aja coracao. Antonio

snoopy em p/b disse...

antônio,
eu tenho repúdio a atitudes como esta.
foi um crime com o botafogo e com o wellington júnior.
inadmissível, absurdo!!!

enfim, coisas que (ainda) só acontecem com o botafogo...

sds. botafoguenses!!!

Vinícius Barros disse...

faço coro a tudo que disse e ainda canto um grito "de guerra"; FORA NEY FRANCO!!!

Snoopy, você não tem porque se desculpar. Aliás, por descuido, ainda não havia adicionado o link do seu blog... agora está tudo certo!

Abs!

snoopy em p/b disse...

blz, vinícius...
vamos nessa!

abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Isso mesmo snoopy e Vinicius! Ja e hora de se implantar uma campanha pra botar esse mijneirinho para fora!!!! Um dia ele vai testar o "Mago"suel no gol para ver se ele devolve a bola nos pes dos atacantes e por o Renan-paredao-selecao no ataque para usar sua altura para cabecear!! kkk OH! CARA ENERVANTE ESSE NEY FRACOTE!!..No meu tempo de Maracana dos anos 60 clube grande sempre jogou com 4 atacantes, especialmente contra pequenos.....!!! DIRETORIA DO FOGAO..PELO AMOR DE GARRINCHA, DIDI, NOSSA SENHORA DA CONCEICAO E TUDO O MAIS...PONHAM O CARLOS ALBERTO COMO TECNICO (O NOSSO GRANDE MEIO CAMPISTA DO PASSADO...ESSE SIM IRIA DAR CHANCE AOS GAROTOS...ELE PASSOU POR ISSO QUANDO SUBIU COM OUTROS DA BASE COMO AFONSINHO, ROGERIO, ROBERTO MIRANDA, ETC. UFA! NAO AGUENTO MAIS O PAO DE QUEIJO..E DEMAIS PARA A GRANDEZA DO FOGAO
SAUDACOES AO QUERIDOS ALVINEGROS DE SANGUE PRETO-E-BRANCO COMO EU
OBS. Parabens snoopy....fiquei com os olhos cheios de agua ao ver nossa bandeira no seu casamento...parabens e felicidades.

snoopy em p/b disse...

antônio,
o meu prazo final com o ney franco é a taça guanabara. não peço sua saída antes de ela terminar.
quero ver como esse time vai portar nos clássicos e em jogos decisivos.
mas que tem muita coisa errada, ah tem sim...

o carlos alberto a que você se refere é o carlos alberto santos? ele mora aqui pertinho, em vianópolis.
seria uma boa opção, mas eu sinceramente queria um técnico vitorioso e experiente no meu time...

sobre o casório, valeu!
você não imagina minha emoção também com a bandeira da minha maior paixão imaterial exposta pra todos verem.
foi sensacional!

grande abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Dei furo! desculpe.
Estava me referindo ao Carlos "ROBERTO" ( 0 MEIA QUE FEZ AQUELE ESTUPENDO MEIO DE CAMPO COM O "CANHOTA", O GERSON.
ELE FOI O TREINADOR CAMPEAO DE 2006. Mas hoje em dia so treinador de nome e da panelinha de treinadores que pensam que sabem mas so enganam. O nosso querido Carlos Alberto Santos foi outro dedicado jogador e que honrou nosso manto. Bom saber que ele mora por ai....quizeramos ter jogadores como ele e outros com o brio de um Criciuma, Gotardo e outros. Felicidades para vc e a esposa...que logo tenhamos um novo membro da nacao entre nos, ne?kkk. Forte abraco. Da gosto ver a quantidade de sites como o teu que defendem nosso Glorioso.

snoopy em p/b disse...

grande antônio,
gosto do carlos roberto também, especialmente pela identificação que ele tem com o clube.
mas ainda queria um técnico mais experiente e vitorioso, que chegasse e movimentasse o clube pra cima e trabalhasse DEFINITIVAMENTE com nossos garotos da base.

jogadores como os que você falou (gottardo, criciúma e o carlos alberto santos) são cada vez mais raros... infelizmente, não é mesmo?

valeu, meu amigo!
participe sempre daqui!
saudações botafoguenses!!!

Anônimo disse...

E verdade. Nao tem jogadores daquele porte mesmo! Olha que comecei a ir ao maraca desde jovem, no comeco dos anos 60. Vi o final de carreira de Mane, e tantos outros craques. Todos,os craques e os nao tao talentosos (como Mura, Moreira, Valtencir,etc.) davam o sangue pelo time. O Carlos Alberto pertence a esse tipo de jogador. Tem amor ao clube! Apesar de nao tao rodado como os outros ja ganhou campeonato, diferentemente do cuca e tantos outros que, mesmo ja tendo ganho alguma coisa sao, na verdade, enganadores ou sortudos por nao terem competido contra grandes times...que eo caso do nosso "pao de queijo atual" que agora mesmo nos fez perder o primeiro jogo (ja estou de cabeca inchada e ja me estragou o dia de amanha!). Faz substituicoes horrorosas e inventa toda a hora. Vai estragar o plantel. Criticamos mitos dos jogadores mas a real culpa e "da coisa" que os comanda. O Valdir Espinosa mesmo sempre diz que "nao ve padrao ou esquema nenhum no time"..bom ja me irritei com essa derrota...amanhavai dizer que o emerson foi seguro na zaga, que o meio de campo e o melhor do Brasil mas que teve azar, etc., etc.Ja fez o Leandro Guerreiro que estava indo bem ficar marcado por ter falhado no gol do Volta Redonda ...que #%&-@#?..ufa! O cara NAO E ZAGUEIRO PELA ESQUERDA...Ate umIndio da Amazonia sabe que ele deve jogar como VOLANTE (pode ate ser uma mescla de meia-volante, destrindo e fazendo a ponte ate o Maicossuel para destribuir o jogo)...mas o nosso $#^*&^ nao ve isso..TAMBEM NUNCA JOGOU BOLA NA VIDA!!! ei to me alongando demais..perdao...ESSAS COISAS QUE FAZEM COM O NOSSO GLORIOSO ME DEIXAM MUITO, MUITO P* MSMO! Ele e bom mesmo e pra falar dos amigos do fragrobo-cbf. Um abraco...ate a proxima..desculpe o desabafo.

snoopy em p/b disse...

antônio,
o que mais quero aqui é ver desabafos sinceros.
isso me deixa feliz porque isso aqui é um espaço botafoguense, feito para falarmos do botafogo.
eu concordo plenamente com absolutamente tudo o que você falou sobre o ney franco.
vamos botar um nariz de palhaço?

abraço e sds. botafoguenses!!!