terça-feira, 5 de janeiro de 2010

botafogo 2010?

não sei a de vocês mas a maior alegria que eu sinto para este 2010 é a saída de mais de uma dezena jogadores que tiveram contratos encerrados no fim do ano passado e que não vão continuar no botafogo, além da espetacular saída do capitão penico.

mas sabemos que as razões para preocupações, inegavelmente, são muito maiores e incontáveis do que as de alegrias.

a começar pelo fato de que, dentre esses jogadores que saíram, não estão o zagueiro-artilheiro émerson, alessandro e o pior deles, o amarelão, que, pra piorar tudo, tem tudo para ser o capitão da equipe.

soma-se a isso o preocupante nível das contratações que vêm sendo feitas.

não que sejam péssimas, nem ruins.

o somália, por exemplo, é uma boa aposta.
e o renato cajá, não sei se é boa mas não passa de uma aposta* e aposta mesmo, estamos fartos.

já essa do marcelo cordeiro é uma incógnita pra mim. sabemos que o botafogo é um clube de tradição, embora não pensem assim aqueles que o (des)comandam.

mas me pergunto: qual é a de um jogador que sai de um time que tem a estrutura do internacional e que vai disputar a libertadores só porque vai ser reserva do kléber?

se ele fosse macho mesmo, ficava lá para botar o cara no banco.

mas tá valendo. fica a torcida para que dê certo, é claro.

e o sebastían abreu, o louco. o único que foge à regra mas que, embora tenha levado muita gente ontem ao aeroporto para recebê-lo, não consta nos registros da infraero que o aeroporto tenha sido fechado...

e não pode, nunca, ser tratado como um craque, embora eu tenha muita expectativa de que ele vai dar certo.


foto: globoesporte.com
depois, falarei melhor sobre o que acho de sebastían el loco abreu, que deixou meu amigo derlano preocupadíssimo.

o fato é que o saldo está muito baixo, embora não seja esse o discurso do presidente pinóquio (aliás, como bem disse rui moura neste post, bi-pinóquio, já que vai para seu segundo ano de 'des'comando).

o tal diguinho, ex-américa rj, ainda não foi apresentado oficialmente e, ainda que seja, não passa de uma aposta.

por mais que haja muita especulação, esses são os três únicos reforços certos. pouquíssimos para um time que quase foi rebaixado e que inicia hoje os trabalhos para a temporada.

eu esperava que pudesse fazer um texto mais aprofundado sobre o que acho do botafogo 2010.

mas o botafogo 2010, lamentavelmente, ainda não está formado e aguarda por jogadores que possam compor um time de verdade, não aquele que, no segundo tempo do último jogo do campeonato brasileiro de 2009, escapou do rebaixamento.

saudações botafoguenses!!!

...conduzido por uma estrela solitária...

nota: desculpem-me se faltou uma retrospectiva ou uma análise sintética que seja de 2009. chega desse ano que deve ser esquecido!
* atualização ao texto. obrigado ao léo pela observação!

9 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Fabião, vc citou Emerson, Alessandro e LF como os piores.
Eu até concordo, mas sem querer vc confirmou o que eu desconfiava: Gosta do futebol do Fahel, né, amigo? Nem citou o bravo volante!hehehehehheheheh!
Abs e SA!!!

Linkin Leo disse...

Concordo contigo Fabio. ainda é muito cedo pra fazer uma análise pra esse BFR 2010, e aparentemente acho q ainda teremos umas duas contratações que possam ser consideradas "boas". quanto ao MC, fiz um post sobre ele no meu blog, e conversei com uma blogueira colorada , que pelas características apresentadas ele aparenta ser um Gabriel mais velho. excelente apoiador, arisco e veloz, mas no entanto, péssimo no apoio, um fracasso na defesa. quanto aos reforços, porque vc esqueceu do Cajá??

snoopy em p/b disse...

léo,
amigo, eu não esqueci do cajá. esqueci de me referir a ele no texto.
sabe quando a gente pensa na pessoa e acha que falou dela?
muito obrigado pela observação!
vou corrigir agora mesmo.

rodrigão,
muito engraçadinho você, meu amigo!
o negócio é que ele é tão insignificante que me esqueci dele.
é isso.
o fato é que os que mais me incomodam são os três citados porque são tratados como craques pela diretoria.
mas fica aqui o registro sobre minha total e irrestrita insatisfação com a permanência do ipatinga boy fahel. hehe

abraços e sds. botafoguenses!!!

disse...

Vamos ver se as contratações que estão se especulando por aí vão se confirmar. Acho boa a vinda do Betão e a do Rodrigo Souto. Um pra "Xerife" da zaga e outro pro meio de campo (temos que arrumar alguém urgente pro lugar do LF). Apesar que se não me falha a memória, teve um jogo que LF ficou na reserva e quando entrou, arrebentou, vamos ver o que acontece nesse ano. Se tudo der certo, teremos um time bastante competitivo para 2010. Pode até ser que o Emerson, Wellington, Alessandro e o Fahel se encaixem nesse time, apesar do Fahel ser uma aberração.
Como eu disse no blog do Rodrigo, acho que nesse ano as contratações estão tendos mais critérios. Vamos ver no que dá.

Saudações Botafoguenses

Fernando Gonzaga disse...

um feliz 2010 pra vc meu amigo...

minha maior preocupação pra 2010 é a nossa defesa...não vai ser Antonio Carlos e Edson que vão solucionar nossos problemas...precisamos de um xerifão e de um atacante veloz pra atuar ao lado do El Loco, daí sim, teremos pelo menos um time competitivo...

grande abraço!!

snoopy em p/b disse...

fala, fernando!
valeu, feliz 2010 pra você também!
eu me preocupo com a zaga, as laterais (direita, principalmente), o meio-campo apoiador e o ataque...
queria ter a mesma preocupação que você tem... hehe

gê,
as contratações podem até estar mais criteriosas. se compararmos com tony, diego, jean coral, jean carioca, pode ser.
mas estão super reduzidas.
no mais, concordo plenamente com suas observações...

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Fabio,BOTAFOGO sempre deu sorte com jogadores que saem aqui do sul.estou levando fé no mc.aliás a direçãO poderia explorar mais jogadores que não são aproveitados por grêmio e inter.
saudações botafoguensea!!!

luis henrique

Unknown disse...

fabio 2010 tem tudo pra ser longo e desesperador. espero estar errado. quanto ao El Loco não só fiquei preocupado como não tenho a mínima esperança de que ele vá dar certo, mas é claro que não vou ficar dando uma de "o do contra". torço pra que dê certo (é lógico) e espero que faça muitos gols deixando adriano e fred no chinelo e calando minha boca. agora eu queria o herrera no botafogo acho que ele ia aprontar umas boas lá. S.A.

snoopy em p/b disse...

derlano,
pelo que vi (e pelo que não vi também), eu prefiro o abreu ao herrera.
o último ficou devendo até mesmo no corinthians.
os dois juntos, aí sim, podem dar um caldo ainda melhor.
eu estou confiante no ataque com o abreu.
o problema está no setor de criação. do jeito que está, temo que a bola não chegue lá...
vamos torcer!

grande luís,
então, amigo, vamos torcer!
seu comentário me deixou mais animado.

abraços e sds. botafoguenses!!!