quarta-feira, 20 de maio de 2009

sobre a imparcialidade da Imprensa

*texto postado nos comentários do post anterior, pelo leitor dirley

o jornalista rafael de morais venâncio, de juiz de fora/mg, desde garoto sempre dizia que uma questão sempre o incomodava:

“(...) por que o botafogo recebe um tratamento diferenciado por parte dos jornalistas? por que muitas vezes ele é esquecido pela imprensa? por que ele é o alvo preferido das chacotas? por que esse desprestígio sendo ele um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro e mundial, tendo sido inclusive eleito pela fifa, órgão maior do futebol, como um dos 12 maiores clubes do século xx?”

por essas e outras em seu trabalho de conclusão de curso ele pesquisou sobre o cariocão de 2006 (ganho pelo botafogo) e entrevistou 08 comentaristas de renome nacional. as conclusões a que chegou só o fizeram confirmar a impressão de todos nós.

leiam e divulguem. é um importante texto para todos aqueles alvinegros indignados com a má-vontade da mídia e que não encontram argumentos factuais para se expressar e para aqueles que buscam conhecer melhor a história do clube.

1) sobre o flamengo além da cobertura sempre meio(?)-ufanista: “o avião do flamengo começa a decolar para a temporada de 2006“, têm ainda eternas tentativas midiáticas de contratação de jogadores como as de rivaldo, recoba e luiz fabiano.

2) vejam o que saiu nos jornais analisados ao compararem o momento de botafogo e américa: o globo, 12.02,06 - “os títulos se tornaram esporádicos. o botafogo não é campeão faz sete anos e o américa, 24”. jb, 12.02,06 - “se pensa que os botafoguenses serão maioria, a diretoria do clube se engana. torcedores de flamengo, vasco e fluminense prometem se unir aos fiéis americanos e fazer dos alvinegros minoria no estádio”.

3) por fim, a entrevista com luis mendes e roberto porto são imperdíveis.vejam o que diz luiz mendes sobre esta má-vontade da imprensa para conosco:“eles são contra aquele time que dava olé neles. por duas décadas, levavam olé, levavam goleadas. então eles ficaram com ódio daquele time chato que ganhava sempre do deles. e isso passa de geração para geração”.

isso é realmente de lavar a alma alvinegra.

por favor, não se façam de rogados espalhem este texto pela internet.

link para a monografia do rafael: http://www.facom.ufjf.br/projetos/2sem_2005/pdf/RVenancio

7 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Muito bom!!! Parabéns ao autor!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

estou plenamente de acordo, rodrigão.

abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Vou lá ver. Um abraço.

Danilo Julião disse...

Amigos, eu fiz melhor...baixei a tese dele....vou lê-la atentamente...depois disso, tremei imprensa imparcial...rs.

Abração!SA!

Luis Eduardo Carmo disse...

Vc "clipou" bem o texto, hein? Parabéns.

Dei só uma olhada em parte dele, mas baixei aqui.

Eu desci o malho na forma como a imprensa - em especial o globoesporte.com - cobria as decisões do Cariocão. Não só no blog (6 leitores!), mas por aí.

É impressionante o poder de manipulação dos caras e a completa incapacidade das pessoas de perceber isso. Porque nesse caso específico, a coisa foi feita com exagero e escancaradamente.

E agora? Vão chamar o cara de louco?

Se a banca for flamenguista, tudo é possível.

Saudações alvinegras!

Dirley disse...

É isso aí, valeu snoopy.
Quando tiver acesso a outros estudos deste tipo remeto para o blo.
abraços.
SAN

snoopy em p/b disse...

dirley,
valeu, meu caro!
baixei a monografia e vou lê-la porque é muito interessante.

biriba,
ele vai ter dificuldades se a banca for framenguista... aff!!!
valeu!

abração e sds. botafoguenses!!