terça-feira, 13 de janeiro de 2009

2009: decididamente, um novo ano para o botafogo

renan, lopes, luis guilherme e castillo;
juninho, émerson, teco, wellington;
alessandro, thiaguinho, eduardo, wellington junior e gabriel;
leandro guerreiro, túlio souza, fahel, leo silva, batista, maicossuel, jougle e lucas silva;
reinaldo, victor simões, diego, jean carioca e zárate;

é com esse grupo que o botafogo vai iniciar a temporada de 2009, que começa, para o time, no dia 25 de janeiro, contra o boavista. obviamente, à primeira vista, está longe de ser um time que impressione e, pelo que tenho lido por aí, eu me coloco até abaixo da satisfação da maioria.

primeiro, não sei se só eu percebi isso, mas como podemos começar o campeonato com quatro zagueiros apenas? tá, o eduardo pode jogar ali no setor, mas, como sabemos, o teco vem de contusão. de repente, alguma lesão ou suspensão tira mais um ou dois e, certamente, passaremos sufoco ali.

no gol, confio no renan, mas já não posso dizer o mesmo sobre o lopes. o lesionado castillo, na minha opinião, até merece meu respeito, pois parece ser um grande profissional, mas brigaria por uma vaga com o luís guilherme nos juvenis, caso conseguisse alterar sua idade na certidão de nascimento. (já sei rodrigo...)

na lateral direita, continuamos na mesma de 2008, com os instáveis alessandro e thiaguinho. e na esquerda, temos duas improvisações e um da base que está subindo. sem contar que não sabemos o que esperar do eduardo: se uma bola na trave após uma bela jogada ou a convicção de que é craque e entregar o ouro, como fez na final do carioca de 2008.

agora, o meio-de-campo é o que menos me preocupa, já que o nosso treinador disse que temos o melhor do país. vejamos: só de cabeça-de-área, temos cinco, além do lucas silva de apoiador e o maicossuel como camisa 10. se ao menos o ney franco parasse de inventar e colocasse o wellington jr. pra jogar ali na meiuca, eu tentaria acreditar mais no nosso meio-de-campo.

dentre essas opções, pra mim, a melhor formação me parece ser com leandro guerreiro (mas só se for aquele de 2007), o túlio souza (também se for aquele de 2007, que veio do coritiba), o wellington jr e o maicossuel (o de 2006). mas ainda acho que precisamos de um camisa 10 de respeito.

e o ataque, por incrível que pareça, é o setor que mais me agrada, embora eu reconheça que dá pra ser melhorado. o victor simões jogou muito na copa do brasil de 2007 e me lembro bem disso. até cogitou-se a contratação dele na época. penso que, se o meio fizer a bola chegar lá na frente, como promete o ney franco, ele fará uma boa dupla com o reinaldo, melhor até do que jorge henrique e wellington paulista.

sobre diego e jean carioca, não posso falar nada, já que não os conheço. e o zárate, só poderei me colocar na condição de falar algo a seu respeito quando ele se portar como um atleta de fato.

quero, portanto, deixar bem claro que o que pode parecer um pessimismo meu não vem em razão da grande debandada que houve em relação ao ano passado, pois até penso que ela foi necessária. definitivamente, não dava mais para ficar com derrotados no nosso clube.

fiquei desapontado mesmo apenas com a saída do túlio. de resto, só vi motivos pra comemorar, principalmente com as saídas do yellow flávio, além dos irritantes triguinho e wellington paulista.

o clube vive novos tempos e, mesmo achando que a reposição não foi feita à altura do clube, penso que a nova diretoria está fazendo o possível para administrar a situação desfavorável deixada pela gestão anterior no que tange aos salários atrasados.

espero que o campeonato carioca sirva tão somente para avaliação daquilo que precisamos melhorar para os campeonatos nacionais. não dá pra levar a equipe à total exaustão física e pscológica, como foi no carioca de 2008, comprometendo, assim, a participação do time na copa do brasil.

estou louco para ver a temporada começar. porque, por tudo isso e muito mais, como diz o arquiba paulo marcelo, a cada novo dia, amamos mais o botafogo.

saudações botafoguenses!!!

11 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

a reposição do nosso elenco pode não estar a altura, mas não perdemos tanto assim....nossa provável zaga, com Juninho e Teco é melhor do que o Renato Silva, mas não do André Luís....nossa dupla de volantes, deve ser Leandro Guerreiero e Túlio Souza, perdemos um pouco em qualidade, mas ganhamos em força e marcação...no setor de criação, aí é uma incógnita, pois Lucas Silva e Maicossuel são apostas do Ney...mas no ataque, não tenho dúvida que Reinaldo e Victor Simões levam ampla vantagem sobre JH e WP.....

é aguardar pra ver o que vai dar...

passe lá no meu blog amigo!!
http://fernandofut.blogspot.com/

abraço!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, passo o assunto sobre os goleiros !heheheh!
No mais, concordo com tudo. Inclusive perguntando pro NF: "Afinal, pq vc mandou o Ferrero embora?"
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
sábia decisão a sua... hehe
sobre o ferrero, a pergunta persiste... "porque será que mandaram o argentino embora?"

fernando,
também concordo que não perdemos tanto. mas, amigo, se perdêssemos muito em relação ao ano passado, o que seria de nós? aquele grupo não ganhou nada.
se o teco voltar bem, tal qual em 2007, concordo que poderemos ter uma boa zaga, melhor do que a do ano passado.
a dupla de volantes foi a maior queda, na minha opinião. não sei dizer se ganharemos mesmo no quesito força e marcação.
no setor de criação, preferia o wellington jr. mais um camisa 10 de respeito. mas estou feliz da vida com a saída do amarelão.
e no ataque, concordamos.
vamos ver como vai ser e torcer para um ano melhor...

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Castillo, Alessandro, Teco, Juninho e Eduardo; LG, TS, WJ e Maicossuel; Reinaldo e Bolota.

Eu ainda acredito no Bolota!
E também no Castillo.

Um abraço, Snoopy.

Rodrigo Federman disse...

Fábio, da forma que o Rotemberg simplesmente saiu caladinho e de fininho, dá até impressão que "muita gente" (além do NF) saiu ganhando com a estranha dispensa do Ferrero, né?
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
essa história está super mal contada mesmo.
a história de que ele foi dispensado por nível técnico não cola mesmo, já que o émerson.... bom, deixa pra lá!

foquinha,
como eu falei, quando o bolota se portar como um atleta de verdade e deixar de ser... bolota, eu penso em apostar minhas fichas nele.
e sobre a mulher maravilha, eu não confio nada nada nela. hehe
no mais, seu time é o mesmo que o meu...

abraços e sds. botafoguenses!!!

Danilo Julião disse...

Fala Fábio.Tudo bem?
Ótima análise a sua. Muito boa mesmo.
Eu penso da seguinte forma: o time não impressionar pelo modo como repusemos as peças depois do desmanche, mas se ele for eficiente e essa eficiência render frutos ao Fogão, já é muita coisa(resumindo, um grupo 'humilde', mas vencedor)

Mas ainda quero saber por que descartaram o Ferrero, por que mantiveram aquela bolota do Zárate e por que deixaram o Botafogo de lado ano passado.Sei que não vou obter tais respostas, mas eu gostaria de saber.

No mais, eu vou torcer. Muito. Sempre. Mesmo quando eu disser que não, eu estarei.

Abração!SA!

snoopy em p/b disse...

e aí danilo? tudo bom, cara.

minha maior dúvida quanto ao zárate não é porque não o dispensaram, mas sim porque o contrataram? a experiência com escalada não serviu?
apesar de tudo, nos resta esperar que o argentino ainda possa render alguma coisa.
e vamos na torcida para que esse time surpreenda.

abração e sds. botafoguenses!!!

Gil disse...

Fabião,
Também senti a saída do Túlio e das mudanças só faltou a saída do NFraco.
Torço e espero quebrar a cara e a língua.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Vale repetir que eu tô louca pra começar o campeonato logo e que quanto mais eu leio posts e comentários eu fico mais ansiosa...

Sempre falo que os dias estão passando rápidos demais e que quando vemos o ano acabou mas os dias sem Botafogo em campo são longos né?

Beijos!

snoopy em p/b disse...

vale repetir sim, karlinha.
estamos todos malucos para que a temporada começe logo.
parece que falta alguma coisa na nossa vida sem o botafogo.
mas já está chegando a hora...
bjo!

gil,
conversamos muito sobre isso, né meu amigo?
vamos torcer para que todos nós estejamos errados e que o ney franco nos surpreenda com títulos.
abraço!

sds. botafoguenses!!!