quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

fique tranquilo, victor hugo!

o meu botafoguismo é contagiante, segundo meus familiares. mesmo na minha infância, sem que eu impusesse isso a qualquer cristão que fosse, vários amigos meus, especialmente os irmãos mais novos dos grandes amigos, me seguiram e são hoje grandes botafoguenses (com o perdão do pleonasmo!).

lá em casa, não é diferente. minha mãe, por exemplo, é torcedora do time da terceira divisão (ela nem sonha que eu trate o time dela assim), mas é muito comum vê-la torcendo pro botafogo, com a alegação de que o que importa é me ver feliz. coisa de mãe, é claro, sem saber, entretanto, que a felicidade já me acompanha pelo simples fato de ser botafoguense.

mas não preciso dizer que não consigo torcer pro time dela. aliás, nem meu respeito ele merece, por tantas manobras que são acostumados a fazer fora de campo, como, por exemplo, pular de forma incrível da terceira pra primeira divisão em um ano apenas. mas, obviamente, respeito a sincera torcida da minha mãe por seu time.

primos, que tenho aos montes, são, em sua esmagadora maioria, botafoguenses por minha causa.

minha esposa, que odeia futebol e diz não torcer pra ninguém, é comumente vista vestida de botafogo, por livre e espontânea vontade. é verdade que eu dei a ela uma blusa preta, mas a branca foi ela mesma que comprou. sei sei...

depois da roubalheira no campeonato carioca de 2007, quando ainda sonhávamos com a possibilidade de casamento, ela, ao me ver transtornado com o moutinho e o beltrami, me disse algo contundente: "se nos casarmos, não gostaria que influenciasse nossos filhos a torcerem pro botafogo".

à princípio, fiquei irritado com aquilo, mas não contestei. dificilmente, ajo por impulso.

dias depois, quando fomos eliminados pela bandeirete da playboy, na copa do brasil, cheguei a pensar que ela tinha razão, mas não quis mais falar disso.

aproximadamente um ano depois, ganhei um sobrinho, que minha irmã nos deu a honra de batizá-lo.

hoje, com apenas seis meses, ele distingue a voz do tio dentre todas da casa. pula de alegria quando me vê. não tenho dúvidas de que nem precisaria influenciá-lo pois já é um dos escolhidos. mas...


o pai e a mãe são sãopaulinos, assim como a mãe da minha outra sobrinha. esta, fanática, tratou de comprar uma blusa do são paulo pra ele. e minha mãe comprou uma do fluminense.

daí, resolvi sair do ponto zero e vi que a frase que minha então namorada me falou um ano e meio atrás não faz qualquer sentido nem pro meu sobrinho, quanto mais para os meus filhos.

meu pai e eu já providenciamos o traje para o pequeno victor hugo.


saudações botafoguenses!!!

17 comentários:

Wilson Oliveira disse...

Inicialmente o pequeno Victor Hugo esta cheio de times, né... hehe

Será que não há uma alma sadia pra dar uma blusa do Mengão pro seu sobrinho, Fabio? hehe

Independente do time que ele torça, desejo a ele felicidade, saúde e sucesso, e sempre peço a Deus, que esse nosso mundo possa melhorar pra receber as crianças que estão a todo momento nascendo nos quatro cantos desse planeta. E que assim seja com seu sobrinho e seus futuros filhos...

Abração Fabio!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha!
Muito bom, Fabião!
Cara, eu tô contigo....aliás, tenho pena do meu futuro filho(a), pois este vai ter direito a escolher o caminho que quiser pra sua vida, menos o clube de coração!! Esse será forçado e sem direito a conversa!rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
a delma que me perdoe, mas o meu também não vai ter muita escolha não... hehe

wh,
aí é que não tem jeito mesmo, meu amigo... hehehe
puxa, valeu pelas palavras. que assim seja!

abraços e sds. botafoguenses!!!

Gil disse...

Fabião!!!
Tenho certeza, como você, que o Victor Hugo já foi escolhido.
Garanto que esse anjinho ficou aborrecido e irritado quando tentaram tirar o manto dele. (kkkk).

Diga a D.Delma para rever os conceitos quanto aos filhos de vocês. Felicidades para toda a família!

Obs. obrigado pelas palavras.

Abs e Sds BOTAFOGUENSES!!!

snoopy em p/b disse...

fala, gil!
pois é... logo verão que ele já é um dos escolhidos...
e, no final das contas, a d. delma ficará satisfeita por isso também... hehe

abraço!

Anônimo disse...

Fala, Fábio!!

hahaha!!! Muito bom texto. Minha filha já é escolhida, graças a Deus, hehehehe... Ela tem 8 anos, mas aos 6 a peguei de surpresa cantando o nosso lindo hino. Aí meu amigo, não teve jeito, fiquei escondido e babando por ela vendo-a cantar.
Já tá me cobrando há tempos uma camisa do time, coisa que farei essa semana, e vai ser de surpresa... Pra desespero da mãe que odeia futebol e não queria que eu influenciasse; nem precisou amigo, hahahaha.

Saudações

André Lira

snoopy em p/b disse...

andré,
minha outra sobrinha, com 7 anos, canta o hino todo.
é a coisa mais linda.
na parte que diz "noutros esportes tua fibra está presente, honrando as cores do brasil de nossa gente. na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz"... ela se enrola todinha.
tem diversos trajes do botafogo, mas a mãe, sãopaulina roxa, a convenceu de torcer pro são paulo também.
e, pra completar, a vó fez a cabeça dela com o nenCCC, coitada.
então, se perguntam pra quem ela torçe, diz que é botafogo (em primeiro lugar, diga-se de passagem), são paulo e nenCCC.

como é bom ter criança por perto.
parabéns pela sua filhinha!

abraço e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Fábio, muito bom o seu texto. Que sorte o Vitor Hugo ter um tio botafoguense. Infelizmente meus sobrinhos, por descuido meu e do meu irmão viraram torcedores dos mulambos -ARGH! O engraçado é que o meu sobrinho mais novo-o João- era um torcedor do botafogo até os 12 anos de idade, estava comigo e o pai dele na final de 89. Depois daquela fatídica final de 92, não aguentou mais a pressão dos irmãos e dos primos, todos mulambentos e virou mulambo. O interessante é que o João tem várias fotos com a gloriosa camisa do Botafogo, mas nunca vi foto dele com o trapo vermelho e preto(que camisa feia a do clube da praia do pinto) Abs e SA!

snoopy em p/b disse...

grande sérgio!
rapaz, que descuido o de vocês, hein?!?! hehe
o rapaz não tem raiva de vocês por isso não? hehe
azar o dele!

valeu pela visita!
abraço e sds. botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Ah, assim já gosto mais da criancinha!... rsrsrs... Sem 'manto' ele parecera-me muito menos engraçado!...

Snoopy, somos iguais no contágio. Toda a minha família brasileira mais nova do que eu é... botafoguense! Incluindo a geração seguinte influenciada por aqueles que influenciei. E em Portugal e em África as histórias que conto do Botafogo fazem o pessoal torcer pelo Glorioso! Há amigos meus mais novos que me pedem o endereço do meu blogue, porque ao contarem aos filhos as histórias que eu contei - às vezes tomando todo o tempo dos almoços-, eles também querem ser do Botafogo. Claro que o 2º clube dos meus amigos portugueses é... o Botafogo!... rsrsrs...

Avante, Glorioso!

snoopy em p/b disse...

esse é o rui: enaltecendo o nome do botafogo do outro lado do atlântico.
amigo, será que nos conheceremos neste ano?

abraço e sds. botafoguenses!!!

Danilo Julião disse...

Fabião, não tem jeito.
Ele é botafoguense e ponto!
Eu sou um botafoguense que escolheu o próprio time aos 10 anos,começou a torcer aos 14 e não parou mais...sem influência de pai e mãe e família!rsrs...

O que era motivo de tristeza, virou motivo de orgulho, mesmo que me digam que isso é sofrer....não é mesmo.

O importante é que o moleque seja uma grande pessoa na vida. E botafoguense então, se melhorar estraga, rs!

Um abraço Fabião!SA!

snoopy em p/b disse...

grande danilo!
é isso mesmo, meu amigo...
ser botafogo é isso.

abraço!

Diego Louzada disse...

belo sobrinho amigo snoopy. ficaria ainda mais bonito se estivesse com a camisa do Gigante da Colina, porém dentre as opções tomara que torça pelo Fogão. bambi não!

Um grande abraço e sds vascaínas!@

snoopy em p/b disse...

caro louzada,
já te falei que o vasco é o único rival que merece meu respeito aqui no rio.
mas isso não quer dizer que vou poluir meu sobrinho com a blusa do vasco, né? hehehe
brincadeira, amigo!

valeu, sds. botafoguenses a ti!

Anônimo disse...

Desde quando ele nasceu eu achei ele lindo... mas tinha jeito dele ficar mais lindo... com a camisa do Fogão... eu nãi aguento... que vontade de pegar no colo... lindo mesmo!

Sua família é linda e seu texto me emocionou... talvez porque eu tenho o sonho de ter um filho pra me companhar nos jogos e falar de futebol desde pititinho :)

Vi sua foto no blog do Rodrigo com sua esposa... ficou 10... até salvei... depois te devolvo, hahaha! Beijos!

snoopy em p/b disse...

karlinha,
só aceito devolução se for com uma de suas montagens... hehehe
obrigado pelo elogio à minha família!
não preciso dizer que a sua também é linda, né?
e sobre o victor hugo, é o bebê mais lindo do mundo. dois dias sem vê-lo e já fico louco. hehehe

bjo!