quarta-feira, 29 de abril de 2009

tudo o que você sabe está errado




todos que frequentam este espaço constantemente sabem o tanto que sou fã do u2. hoje, resolvi abordar um assunto que há muito conhecemos e quero fazer uso daquela que eu acho a maior turnê de rock que o mundo já viu: a zoo tv, do u2, no início dos anos 90.

me senti motivado a escrever sobre esse assunto após ler este excelente artigo do meu amigo vascaíno diego louzada, que comanda com maestria o blog sou vascaíno.

em 1987, já aclamado na europa, a banda traçou uma trajetória projetando maior reconhecimento nos estados unidos e lançou o que seria, até hoje, o seu maior álbum da carreira, o the joshua tree. o disco tinha músicas muito identificadas com os americanos. logo em seguida, veio o album rattle and rum, que surgiu na turnê pelos estados unidos.

com o sucesso nessa empreitada, a banda definitivamente havia se tornado um sucesso mundial.

a imprensa europeia, talvez enciumada, passou a inventar mentiras e fofoquinhas e considerou que a banda estava chata, metida, que havia se esquecido das raízes europeias e que queria se comparar aos beatles e elvis presley, simplesmente pelo fato de tê-los homenageado na turnê por terem sido algumas de suas principais referências na música.

a resposta da banda veio com o álbum que eu considero o mais extraordinário que já ouvi, achtung baby!. a turnê desse disco foi algo espetacular, cuja mensagem maior foi: "WATCH MORE TV".

a ideia era clara: acredite em tudo o que a tv diz e sinta-se orgulhosamente manipulado.

que banda teria coragem de dar aquilo que poderia ser um tiro no próprio pé? apenas uma banda com uma mensagem verdadeira, inteligente, independente e com um talento inquestionável.

passamos a ver personagens incríveis criados pelo bono, iguais àqueles que a mídia havia criado sobre ele quando buscava seu sucesso nos estados unidos e, consequentemente, no mundo.

ele se tornou, em cima do palco, um cara chato, egoísta, metido, megalomaníaco, dentre outros adjetivos, e, quando questionado sobre isso pela imprensa nas entrevistas, dizia que lá ele era apenas o que os jornalistas pareciam querer que ele fosse e que estava aprendendo a mentir, tal qual a imprensa fazia.

sensacional!

ele criou o the fly, uma versão estereotipada de um popstar, com roupas pretas de couro, óculos escuros e com atitudes que misturavam arrogância, pretensão, sarcasmo, cinismo e provocações sexuais.
criou também o mirrorball man, um pastor evangélico maníaco, destes que pregam na televisão, mais interessados em dinheiro e fama do que propriamente na salvação da alma. com uma roupa prateada, ele trazia um grande espelho debaixo do braço, para o qual se olhava e dizia: "sabe de uma coisa? você é muito lindo!". depois, atirava o espelho para o lado e, cantava desire, uma música sobre ganância, luxúria e drogas. mais para o final da música, ele apanhava um bolo de notas de dólar falsas e as atirava para a platéia.
em outra fase da turnê, ele, católico fervoroso, até de um diabo se travestia, o mr. macphisto, uma figura de sorriso cínico e gestos extravagantes, usando um terno dourado, pequenos chifres vermelhos e uma maquiagem que o deixava com um aspecto pálido, envelhecido e cansado. com um discurso sarcástico e cheio da autoridade de quem conhece todos os podres da humanidade, macphisto terminava o show com uma ligação telefônica, às vezes para pedir um taxi, ou pizzas, e às vezes para conversar sobre diabruras com especialistas no assunto, como, por exemplo, o presidente bush ou até mesmo mussolini.

tudo isso em uma mesma turnê, em um palco gigante, um cenário incrível, uma revolução para o início dos anos 90.

essa transformação da banda é a fase que mais me cativa até hoje, pelas contestações, o bom humor e o talento mostrado em um experimentalismo incrível. depois de conversarmos sobre o assunto no jogo do botafogo no bezerrão, vi que o meu amigo foquinha pensa diferente de mim e prefere o som do também espetacular unforgettable fire, de meados dos anos 80.

o resultado foi que a banda se mostrou para o mundo como polivalente, audaciosa, contestadora e, acima de tudo, inteligente, sem medo de enfrentar o que a mídia induzida e manipuladora poderia falar ou escrever.

aí eu cheguei ao ponto principal do texto, que, perdoem-me, não é mostrar quanto sou fiscurado no u2.

a imprensa gosta de criar verdades, de ser a dona da razão. a imunda rede globo passa ao brasil aquilo que a nassão manipulada quer ouvir. como bem falou o diego no texto dele, lemos, vimos e ouvimos ontem e anteontem os jornais se preocuparem com a resposta do santinho juan, que se fez de coitadinho e disse que não agrediu ninguém. o cuca disse que aquilo é uma atitude "normal no futebol" e ninguém o contesta, coisa que seria completamente diferente acontecesse no time que ele dirigia no ano passado.

não vi jornal nenhum falando dos pênaltis que não foram marcados a favor do botafogo, mas vi alguns falarem que o botafogo estava "parando a partida a todo custo". é mole? quantas faltas foram invertidas a favor do lixo da gávea pra gente ainda ter que se deparar com uma afirmação dessas?

como se não bastasse, a globo manipulou o áudio da transmissão, omitindo o som quando o botafogo estava com a posse da bola e preferiu falar que "apoiado pela imensa maioria, o framengo conseguiu o empate".

curioso, os mais de cinquenta minutos que a torcida imunda ficou em silêncio não foram informados pelos jornais.

francamente, tudo isso dá muito nojo. pelo terceiro ano seguido, estamos vendo isso acontecer.
qual é a nossa? porque ainda acompanhamos tudo isso? porque eu gastei meu pouco dinheiro que ganho para ir ao rio apoiar o botafogo?

porque tentamos, tal qual o bono, ir contra a vontade da imprensa e dos poderosos? mas será que, assim como o bono, teremos sucesso nessa disputa?

sinceramente, são respostas vazias. o que sabemos é que o botafogo está no nosso dna, percorre nossas veias e pulsa junto com o nosso coração, ao contrário do que pensa a imprensa nojenta comandada pela rede globo.

e nós precisamos, contra a imundície que aí está, apoiar nosso time e acreditar até o último minuto.

eu te amo, botafogo.

saudações botafoguenses!!!

...conduzido por uma estrela solitária...

20 comentários:

Danilo Julião disse...

Fabião, você conseguiu arrancar lágrimas desse moleque...mesmo sendo um texto muito grande, valeu a pena ler. Não só pelo jeito com que prende, mas também por colocar as verdades que muitas vezes não enxergamos na nossa "cegueira".

Só comecei a perceber algumas coisas de uns dois anos pra cá, mas tem valido a pena pra gente observar como a arte de manipular pode ser baixa, especialmente na imprensa.

O exemplo do U2 foi mais do que perfeito. Eu não sabia disso, mas vem a calhar com o que vem acontecido com o Fogão nos últimos anos. Acho que pode não ter o mesmo sucesso que teve com o Bono, mas não custa nada tentar...

O nosso Botafogo é maior do que toda essa imundície! Parabéns Fabião, você foi mais visceral do que nunca! Abração!SA!

snoopy em p/b disse...

prezado sebastião,
fico grato pelos elogios e pela dica!
visitarei seu blog.

danilo,
puxa, você não sabe o quanto seu comentário me deixa feliz.
se teremos sucesso como o bono teve, não sei. mas é obrigação continuar lutando contra isso.
o botafogo é muito grande e tem, junto de sua torcida, condições de não pisar na imundície que aí está.
muito obrigado pelos elogios!

abraços e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, texto inspiradíssimo, amigo!
Parabéns!
Abs e SA!!!

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto de uma minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolesçentes na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

snoopy em p/b disse...

anareis,
desejo sucesso ao seu projeto.

rodrigão,
valeu, parceiro!

abraços e sds. botafoguenses!!!

Antoni disse...

'Sunday bloody Sunday!'

Domingo será a primeira vitória da batalha.

abç!

Anônimo disse...

Snoopy, boa conexão entre uma coisa e outra, você tem razão sobre a manipulação da mídia e o comportamento de manada do povo, que não contesta.
O Bono Vox é uma exceção, mas nós Botafoguenses também somos. Somos diferentes com o nosso "unforgettable Fire" nos alegrando a cada vitória contra tudo e contra todos.
Quanto a domingo e às outras finais que estão por vir: "Sleep, sleep tonight
And may your dreams be realised."

Um grande abraço.

DRP disse...

Fala Fabio. Belo texto, amigo. Não sou exatamente fã do U2, na verdade mal conheço até mesmo os seus mega-sicessos... minha música é de outro tipo...

Mas está muito bem escrito, com conexões muito bem feitas entre a banda e nosso time.

Incrível como o "ministério da propaganda", como eu chamo a fla-prensa no Botafoguismo, perdeu o senso e a compostura mínima que ainda tinham.

Parafraseando o presidente, "nunca na história desse país" se viu uma campanha tão covarde de favorecimento a um time de futebol numa decisão de estadual como essa campanha pró-urubu atual.

TODOS os blogs botafoguenses que li, em algum momento, falaram disso.

E o espírito de todos eles era o mesmo - resistir e vencer domingo. Nossa torcida está com sangue nos olhos.

Que nossos jogadores leiam os blogues botafoguenses e sejam contagiados por esse espírito.

Vamos vencer! Um abraço,
Danilo

Sergio Di Sabbato disse...

Fábio, texto brilhante. Danilo, perfeito. Acho que Botafogo X o outro (me recuso a escrever o nome de um clube tal vil, nome de um belo bairro carioca)virou a luta contra a imoralidade, o facismo e a prepotência na manipulação da informação. Mas no final, esperemos que sim, o mal sempre sucumbe, ainda que demore e sempre exista muito sofrimente. DOMINGO O BOTFOGO SERÀ CAMPEÃO. Abs e SB!

snoopy em p/b disse...

sérgio,
muito obrigado, meu amigo!
seguimos nossa luta contra a imoralidade e esperamos que domingo seja nosso dia.
vamos torcer pelo nosso apaixonante clube.

danilo paiva,
agora pouco, li uma reportagem que o kléber leite se indagava para o tjd dizendo:"será que eles sabem com quem estão mexendo?", em alusão à possível punição de la juanita chiliquenta, la loca.
que repercussão isso terá? já sabemos....
vai um presidente do botafogo falar isso pra ver o que acontece?!?!?!
a imprensa perdeu o senso do comum em benefício a esse clube vil e detestável.
também agradeço os elogios ao texto. recebê-los de quem escreve tanta coisa maravilhosa me deixa muito feliz.

foquinha,
quis citar o bono como exemplo justamente por também considerar o botafogo uma exceção.
são, ambos, exemplos de virtude.
vamos continuar nossa luta contra o poder e a imundície.

antônio,
boa! hehe
"sunday bloody sunday"
que seja o dia da vitória!!!

agradeço a todos, um grande abraço e sds. botafoguenses!!!

andré rj disse...

Caraca, Fábio!!

Ouso dizer que essa foi a sua melhor coluna!!
Cara, eu praticamente me vi nesse contexto, pois também sou um cara que sempre vou contra a maré, a começar pelo time do coração.
Sensacional!! Não tenho mais nada a acrescentar. Também sou fão do U2e Achtung, Baby! é um marco no rock mundial. Chegaram a chamar esse álbum de alternativo, é mole?

Saudações

André Lira

Gil disse...

Fabião,

Meu irmão, como todos já disseram você extrapolou em inspiração e sentimento.

Mais um comentário que vai para minha coletânea.

Por isso somos BOTAFOGUENSES! Nós temos o caráter, cunho, marca, qualidade, o sentir, o agir, a essência de lutar contra todo e qualquer opressor.

Por isso se faz necessário ganhar, sempre, o molambo.

Obrigado pelo texto!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Snoopy, os blogueiros andam inspirados, hein? O Sir Michael Swell (título dado pelo Marcelo do Fogo Eterno, em outro texto muito bom - segui o link) tá mexendo com a cabeça de todo mundo.

Vou postar esses 2 links por lá. Me poupam o trabalho de hoje.

Saudações alvinegras.

snoopy em p/b disse...

biriba,
os comentários aqui que estão extrapolando minhas expectativas.
vou dormir feliz com a repercussão.
fique à vontade para publicar.

gil,
cara, tô ficando metido com esses elogios.
vou me transformar no the fly aqui... hehehehe
quem agradece aqui sou eu.
muito obrigado!!!

grande andré!
pô, valeu!
alternativo? puts...
esse álbum foi referência no mundo do rock.
lembra quando the fly começou a rolar na mtv?
todos pasmos com a mensagem...
essa imprensa nojenta....

grande abraço e sds. botafoguenses!!!

Zêro Blue disse...

Eu mais do que ninguém sei o que é uma imprensa parcial.

E esse lance do Juan já começou sendo mal arbitrado, teria de ser vermelho pra ele.

Abraços amigo Snoopy.


Conclamamos à todos a aderirem:

BOICOTE JÁ À GALOPRESS……

ACESSEM:

http://www.soumaiscruzeiro.cjb.net/
http://anti-gaylo.blogspot.com

Saudações Celestes

SITE/BLOG Sou Cruzeirense - Site Sou Cruzeirense – Blog CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense VAMOS BOICOTAR A IMPRENSA GALINÁCEA, VAMOS DAR UM BASTA NA PROTEÇÃO AOS EMPLUMADOS! VAMOS EXIGIR RESPEITO AO CRUZEIRO!!!

Danilo Julião disse...

Fabião, você conseguiu um recorde de audiência. Que inspiração foi essa amigo? Me passa um pouquinho dela, valeu?rs

Abração!SA!

snoopy em p/b disse...

danilão,
obrigado mais uma vez, amigo!
estou feliz com a boa repercussão do texto.

carlão,
é verdade.
ambos sofremos com essa parcialidade nojenta da imprensa.
mas vamos continuar lutando.

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

snoopy,
antes tarde do que nunca... seu post é even better than the real thing.

um primor de sensibilidade e sintonia, aproximando dois mundos aparentemente distantes, música e futebol, mas da mesma forma apaixonante quando se está do lado certo, em defesa de valores verdadeiros e da justiça.

parabéns, cara!

abração,

marcelo

snoopy em p/b disse...

pô, marcelo, que honra receber um comentário como o seu.
este post vai ficar guardado pra mim.

grande abraço, amigo!
sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Ótimo texto, entre na comunidade ''Botafogo X Flapress''

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93734914