quarta-feira, 1 de abril de 2009

de braços abertos

parece que, cada vez mais, se confirma o que disse o presidente maurício assumpção ao canal botafogo (publicado aqui no blog também), a respeito da possível vinda do botafogo a brasília pelo campeonato brasileiro.

a decepção com o público que (não) tem ido ao engenhão é grande e a diretoria, segundo o vestiário alvinegro, já sondou a cbf sobre a viabilidade da mudança.

pretende-se trazer para brasília e juiz de fora/mg jogos de pouco apelo, contra os egressos da série b, avaí, santo andré e grêmio barueri.

só não sei como ficará a questão dos sócios moradores do rio de janeiro que garantiram, pelos planos de sócio-torcedor, os ingressos aos jogos no engenhão. além disso, não sei se esse prejuízo vai continuar assim no campeonato brasileiro, que tem maior apelo.

mas do jeito que está, é realmente decepcionante. pra se ter uma ideia, só contra o macaé, na segunda rodada da taça guanabara, o botafogo teve lucro no estádio.

é inadmissível para um clube como o botafogo, ainda mais depois da conquista do engenhão.

sabemos que o time que leva a torcida aos estádios e o atual time do botafogo, mesmo com o melhor meio-de-campo do brasil, segundo o cognitivo treinador, não está convencendo ninguém, ou quase ninguém.

mas, enfim, sou totalmente a favor da ideia e brasília estará sempre de portas abertas para receber o botafogo em festa, seja no mané garrincha (atualmente vetado para grandes jogos), seja no remodelado bezerrão.


foto: www.df.gov.br

saudações botafoguenses!!!

13 comentários:

Gil disse...

Fabião,

Prepare-se, novamente, para convocar a galera e torcer de pertinho pelo BOTAFOGO em Brasília.
Quinta-feira terá o pior público na existência do Engenhão. Não sei se conheces, mas o bairro é residencial, ruas estreitas, pequenas e escuras. Os bairros no seu entorno, todos, possuem comunidades e, além disso, segundo as estatísticas policiais, número elevado de assaltos e roubo de carros.
Somado a isso tudo, tem um técnico e time que não passa confiança e, o jogo marcado para as 21h45min. É dose para mamute meu amigo.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

snoopy em p/b disse...

é gil, muitos fatores têm colaborado para o público ridículo do botafogo no engenhão.
mas porque será que essas dificuldades do local estão sendo tão exacerbadas neste estadual? no do ano passado, embora também não tenha sido tão bom, não foi esta lástima que está sendo.
difícil...

grande abraço!

andré rj disse...

Fala, Fábio!!

Amigo, eu sou a favor do clube mandar alguns jogos aí em Brasília, mas não estou gostando muito dessa maneira que a opinião pública em geral está tratando os torcedores daqui. Todo dia ao abrir os jornais ou acessar a net, se fala nisso, e acho que a nossa torcida está caindo na pilha. É inegável que o público não vem agradando, mas não acho que seja um problema exclusivo do Botafogo. Já vi jogos do SPFC com o morumbi às moscas, mas era contra ituano, barueri e afins... Nos clássicos a torcida desse time só é maioria contra o Santos. Mas estamos falando do clube mais vitorioso do Brasil até aqui. Fica difícil exigir que a torcida saia de casa na 5ª feira às 22:00 hs, pra ver jogo contra o Madureira... Ok, não é desculpa, mas não acredito que isso só caiba a nós... O vasco é o time sensação do 2º turno, e ontem foram só 3 mil pagantes... e olha que São janu é antigo pacas...
Na minha humilde opinião, essa campanha toda que estão fazendo contra a torcida, capitaneada pela frapres, tem como pano de fundo, a raiva mortal que a mesma sente ao ver o engenhão sendo nosso... Portanto a melhor forma de atacar, é mostrando o quanto a torcida não valoriza o time, e coisa e tal... E isso todo santo dia é falado aqui, Fábio, não estou brincando. E é um lobby tão poderoso que acaba contaminado nossa torcida, que é desconfiada por natureza, você sabe...
Mas reafirmo, sou a favor de mandar jogos em outras praças, até como demonstração de carinho a esse público que torce de longe como vocês de Brasília, tão ou mais fanáticos que nós cariocas... Mas não caiamos nessa da frapress... Eles estão se roendo de raiva, podes crer...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Fabião, acho muito boa ideia tb! O Botafogo é um clube carioca, mas é do povo brasileiro!rs!
Pena que Vitória não está na lista!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
lembro que em 95, o botafogo jogou no espírito santo contra o nenCCC, né?
que pena que não vão pra vitória mesmo!
mas vocês estão mais perto do botafogo do que nós... hehe

andré,
concordo contigo, amigo.
a frapress faz de tudo para maximizar esse assunto por causa da inveja de termos o engenhão.
e as dificuldades de ir pro estádio é grande, além do horário ingrato.
mas não vejo isso como uma campanha armada.
eles estão explorando uma assunto por culpa nossa, seja por conta do time que não agrada, seja por conta das diversas dificuldades, mas é fato que a torcida está decepcionando.
menos de 3.000 pagantes é ridículo!!!
me dá até vergonha de ver isso e ficamos na expectativa de que melhore.

abraços e sds. botafoguenses!!!

andré rj disse...

Fábio,

Sobre a questão da dificuldade de ir ao estádio, depende do ponto de vista. O Rio não está restrito à zona sul e centro da cidade. Por favor, nada haver com quem mora nesses bairros, que são tudo de mais bonito no Rio... São nossos cartões postais e porta de entrada do nosso estado mundo afora. Importantíssimos!!
Mas, vamos ver por outros lados a questão:
- O estádio fica em frente a uma estação de trem.
- Várias linhas de ônibus circulam por ali, vindo principalmente do centro e da zona norte.
- A linha amarela, que liga a Barra à zona norte, tem uma saída próxima do estádio
- Fica a 10 minutos a pé de um dos maiores shoppings centers do Rio, o Norteshopping, que tem um estacioanmento enorme, e é excelente opção pra quem vem de carro.
- Eu, pelo menos, não vejo nenhum morro nos arredores do estádio.

Enfim, desde que a seleção jogou lá a um preço de R$ 100,00 às 22:00 hs, atravessando uma fase não muito boa, com público não muito satisfatório, e no final das contas com a cbf colocando a culpa no tal "difícil acesso", que essa história ganhou essa proporção absurda, e querendo ou não, contaminou a torcida, principalmente quem não mora perto.
E outra coisa, sinto um certo preconceito tanto com o bairro, quanto com o meio de transporte chamado Trem.
Desculpe o post longo, mas só estou tentando mostrar o outro lado da moeda e o resultado de toda essa campanha contra o estádio que também ajuda a afastar a torcida, mas é um assunto pouco mencionado, infelizmente.

Saudações

André Lira

Karla disse...

Acho ridículo o Botafogo mandar alguns jogos em Brasília...




1º de Abril, hehehehe. Eu tinha que pegar alguém, Fábio!

Desculpa aí! Beijos!

snoopy em p/b disse...

andré,
acho que não me expressei bem. eu quis dizer dificuldades em geral, como o horário, as ruas estreitas ao redor, roubos de carros etc. não só a questão da localização.
sem dúvida que o rio não é só zona sul, embora ela seja linda mesmo.
mas os botafoguenses existem em todo lugar.
e quando era em niterói?
e tenho certeza de que rola preconceito sim com engenho de dentro, infelizmente.
concordo contigo nesse ponto, amigo.
mas, como sou teimoso, ainda acho que, diante de tudo, é ridículo haver menos de 3.000 pagantes para ver o botafogo. hehe

karlinha,
ufa!!!! hehehe
e me pegou mesmo...
bjos

sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Snoopy,

por motivos óbvios de quem é botafoguense-brasiliense, também acho ótima a ideia, cada vez mais concreta, de trazer alguns jogos para Brasília - avaí, barueri, santo andré, atlético-pr, etc.

mas não podemos tapar o sol com a peneira do planalto: o problema da ocupação do engenhão tem que ser resolvido, e o mais breve possível.

baratear o preço do ingresso, com entradas a partir de R$5 para ao menos um setor, já faria enorme diferença.
e iniciar um trabalho com os bairros vizinhos, o projeto que chamo de criar a "geração engenhão", é essencial: distribuição de ingressos, sorteio de camisas, autógrafos de jogadores, visita guiada ao estádio (que deve conter um pequeno museu com a história do botafogo), etc.
porque são os que moram perto, e não dependem de transporte, é que têm total condições de ir a todos os jogos, mesmo os que acontecem às dez da noite.
aí a gente já partiria de cinco, seis mil pessoas.

abração e, no próximo jogo do Fogão no Bezerrão, vamos nos encontrar!

Marcelo

andré rj disse...

Marcelo,

Apoiadíssimo!!! Onde eu assino?

Saudações

André Lira

snoopy em p/b disse...

marcelo,
assim como o andré, assino embaixo, amigo.
perfeito!
a diretoria atual já baixou consideravelmente o preço dos camarotes. falta só tornar o acesso a pelo menos um setor bem mais barato.

no mais, nos vemos no bezerrão qualquer dia desses que o fogão pintar por aqui... hehe

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Phoquinha Neles!

Tragam o Botafogo pra cá que vou ao estádio.

Eu sou pé quente!

Um abraço, Snoopy.

snoopy em p/b disse...

hehe
estaremos lá, foquinha!

abraço!