quinta-feira, 12 de março de 2009

então, que venha o vasco!

quando eu era criança, odiava quando o botafogo ia enfrentar o vasco.

por várias vezes, eu nem começava a assistir aos clássicos nos anos 90, e, na maioria delas, depois dos jogos, eu chegava à conclusão de que fiz a coisa certa.

mas antes que me perguntem, eu afirmo que não perdi aquele maravilhoso encontro de 95, pelo brasileirão.

outra coisa que me incomoda nesse confronto é esse negócio de a torcida do botafogo ter que mudar de lado na arquibancada do maracanã. quando eu era criança, discutia com meus amigos que a razão de tamanha freguesia era essa mudança.

nosso time é freguês de carterinha na história do confronto. li na placar que é a maior que existe em clássicos brasileiros.

é verdade que se a história do confronto fosse contada de uns cinco anos pra cá, a freguesia se inverteria.

mas, dos clubes rivais do rio, sempre tenho um pé atrás em jogo contra o vasco, mesmo nessa fase que estamos melhores do que eles no confronto.

acho até que o clube de são januário, apesar da fase eurico miranda, é o único que merece meu respeito.

hoje, eles têm o melhor técnico do rio e o time é muito melhor do que o do ano passado (o que não é muito difícil, é verdade), embora não seja suficiente pra botar medo.

acho que será um grande jogo logo mais, apesar das invenções e teimosias do incoerente ney franco.

diferente de quando eu era criança, eu vou assistir ao clássico. aliás, faço questão.

então, que venha o vasco!

saudações botafoguenses!!!

16 comentários:

Antoni disse...

Eu até hj acho q o motivo é a troca de lado q a torcida tem q fazer.

Abç!

Danilo Julião disse...

Fabião, quando se fala em clássico contra o Vasco eu(da turma dos babysauros) me lembro daquela noite de 11 de abril de 2007...ou seja, aquele 4 x 4 eletrizante...

Eu assisti de casa, por que eu tinha aula sete e meia da manhã. Não consegui dormir e cheguei na aula elétrico demais...

Hoje, sete da noite, o que eu estarei fazendo?rs

Abração!SA!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, penso da mesma forma, amigo.
Tanto é que, se formos ver os últimos confrontos, só tivemos duas vitórias mais tranquilas (4 x 0 e 5 x 3) diante deles. O resto, ou foi empate, ou vitórias apertadas. E com o detalhe: Nestes confrontos tínhamos MUITO MAIS TIME do que eles!
É o jogo que sempre me deixa mais "preocupado" tb!
Abs e SA!!!

Armando Moya disse...

Eu tenho isso com o Fluminense. Acredita que nunca vi o Botafogo ganhar do tricolor no Maracanã? então nesse jogos eu nem compro ingresso, seja final ou semi-final.

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
você esqueceu de um 4 x 1, também recente.
foram esses três. o resto, mesmo melhores do que eles, sofremos.
o vasco tem camisa. tem história. tem estádio. merece respeito.

danilão,
aquele 11 de abril de 2007, aniversário do amigo rodrigão, foi marcante.
sensacional!
mas não era pra ser daquele jeito. o cuca expôs demais nosso time.
de todo modo, foi muito bom vencer aquele jogo depois de começar perdendo em 3 minutos de jogo por 2 x 0.
o que vai fazer hoje? espero que ir ao maracanã. hehe

antônio,
até hoje, tenho lá minhas dúvidas... hehe
essa mudança é horrível.

abraços e sds. botafoguenses a todos!!!

snoopy em p/b disse...

olá, armando!
cara, contra eles eu fico mais despreocupado... hehe
afinal, a camisa deles não significa nada pra mim, a não ser vitórias nos tribunais e marcantes viradas de mesa.

abração e obrigado pela visita!!!

Danilo Julião disse...

Pois é, cara...
Ele que não leia isso, mas eu esqueci que o niver dele é nesse dia, rs! Eu só queria receber um presente desses no meu niver...mas fica difícil, é lá pra setembro...

Mas foi uma noite memorável mesmo!

Amigo, ir ao Maraca não garanto. Mas ver o Fogão incondicionalmente, é outra história...rs!

Abração!SA!

snoopy em p/b disse...

danilo,
ele quase infartou naquele aniversário dele... hehe
que sofrimento!

vá ao maraca, amigo!
não é a mulambada!

abraço!

Rodrigo Federman disse...

Caramba...bem lembrado, Fábio!!!
Eu fiz 28 anos naquele dia dos 4 a 4...e putz, ainda terminou nos pênaltis...
por pouco eu não completo 28 e bato as asas antes mesmo de comemorar um dia inteiro com a nova idade!rs!
Agora vem os 30...e o NF me fazendo passar por fortes emoções (e nervosismo) de novo! hehehe!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala, Fábio!!

Amigo, sou de uma geração muito mais sofrida... Nos anos 80, só levávamos lambada do vasco. Chegamos a ficar 6 anos sem ganhar 1 único jogo entre brasileiros e cariocas... Isso eu vivi... E ainda era obrigado a ouvir o seguinte: "No jogo vocês dão baile nagente, mas a vitória sempre vai pra São Januário..." E o pior que era verdade, pois na maioria dos jogos, dominávamos eles, mas lá vinha um tal de dinamite, e acabava com tudo... Depois veio a era Romário... Mais sofrimento... Aquele 7x1 não me sai da cabeça até hoje... O time entregando o jogo na maior cara-de-pau, nos envergonhando em pleno Maraca.
A coisa só começou a mudar nos anos 90. Fomos campeões em cima deles, depois começamos a empatar muitos jogos, e a partir de 95, começamos a ganhar mais do que perder... Em cariocas já se vão 7 anos sem derrota pra eles... Espero que isso se mantenha na noite de hoje. Um detalhe: Eles nunca ganharam dagente em decisões, foram poucas é verdade, mas pra quem diz que somos fregueses de carteirinha...

Saudações

André Lira

Anônimo disse...

Ô NF, escuta a torcida! O Rodrigo tá quase com 30 anos e precisa de paz, hahahaha

Nem vou comentar as estatísticas... assumo que tenho medo de números, não gosto muito de saber... cada jogo é um jogo e que sempre dê Botafogo!

Beijos!

Anônimo disse...

Ô NF, escuta a torcida! O Rodrigo tá quase com 30 anos e precisa de paz, hahahaha

Nem vou comentar as estatísticas... assumo que tenho medo de números, não gosto muito de saber... cada jogo é um jogo e que sempre dê Botafogo!

Beijos!

snoopy em p/b disse...

andré,
isso é verdade. nunca perdemos finais pra ele.
até mesmo o expresso da vitória perdeu a final de 48 pro botafogo.
aqueles 7 x 1 foi armação do time mesmo. foi ridículo. uma vergonha do time do dé aranha.
os anos de maiores glórias do vasco coincidiram com nossos anos de maiores tristezas...

rodrigão,
outro dia daquele e a gente infarta... hehe
eu que não quero saber de jogos importantes no dia do meu aniversário.
e se for com o ney franco então? tu tá é louco!!! hehe

sds. botafoguenses!!!

snoopy em p/b disse...

karlinha,
é verdade, cada jogo é um jogo.
mas tomara que o retrospecto dos últimos anos continue... hehe

bjo e sds. botafoguense!!!

DRP disse...

Durante quase toda minha vida meu "inimigo" era o Vascalhau. Detestava os bacalhaus com todas as minhas forças.

A primeira vez que chorei no estádio foi num Botafogo 0 x 2 Vasco, acho que em 94. Chovia desesperadamente... Mal começou o jogo, eles fizeram um gol. Com menos de 5min, o Tulio perdeu pênalti. E o 2º gol foi numa falta que o juiz mandou bater 3 vezes, alegando que a barreira tinha pulado! Só validou o lance quando a bola entrou. Nunca senti tanto ódio num estádio quanto naquele dia, eu chorava de raiva do juiz, de raiva de estar perdendo pro Vasco... e quando o jog acabou, eu estava indo embora e ainda ouvi um vascaíno me chamar de "botafoguista sofredor"!

Depois veio a redenção em 95. Que jogo aquele! Que time aquele! de lá pra cá, ganhamos e perdemos mais ou menos na mesma proporção.

Em 97, fomos campeõs da Taça GB em cima deles, com 100% de aproveitamento... a torcida cantava "bacalhau nojento, o Botafogo é 100%"... gol de cabeça do Gonçalves.

Outro grande jogo foi o 1º da farsa do gol 1000... Foi o 2x0 mais injusto da história do Maracanã. Era pra ter sido uns 9x0 Botafogo... Aquela multidão pra ver gol mil, viram um verdadeiro show de bola do Botafogo... logo depois o 4x4, eu com certeza suei mais e andei mais pelas arquibancadas que o Romário fez em campo...

Hoje, o Vasco é apenas um rival. Um adversário. O inimigo é o frufru.

Logo mais estarei lá, vendo o jogo de ponta-cabeça, torcendo por mais uma vitória.

Abraço,
Danilo

snoopy em p/b disse...

danilão,
desde o famoso jogo da sonja, me lembro de passar raiva com o vasco.
em 90, me lembro bem da caravela.
engraçado que já vi duas finais contra eles e, ainda bem, vi vitórias em duas delas, em 90 e 97.
mas nos confrontos diretos...
mas você tem razão em dizer que, de 97 pra cá, a coisa ficou mais parelha, com exceção da vergonha de 2001, quando apanhamos de 7.
aquilo foi ridículo!!!
até hoje, tem vascaíno amigo meu que vive me "recordando" daquilo.
mas nos últimos anos, tudo está favorável pra nós.
em 2006, foi a vitória por 5 x 3 e, com o cuca, foi aquela estreia dele por 4 x 1. em 2007, foi essa vitória de 2 x 0 que deviam ser 9 e os 4 x 4 pelo carioca. em junho, os fatídicos 4 x 0 do dodô, que também deveria ter sido muito mais.
enfim, tomara que o retrospecto recente permaneça!

abraço e sds. botafoguenses!!!